Mariana, 22 anos, professora recém-formada, está à procura de emprego. Tem prestado vários concursos púbicos para ser professora e, também, vem distribuindo currículos nas mais diversas escolas particulares da sua cidade. Depois de algumas semanas, uma das escolas particulares entra em contato com Mariana oferecendo uma vaga para ser professora. Mariana fica muito feliz e aceita prontamente o emprego.
Em sua primeira semana de trabalho, toda a equipe pedagógica da escola passa por uma capacitação sobre como será o ano letivo. Além dessa explicação, a psicóloga da escola trabalha com a equipe sobre o desenvolvimento humano. Para iniciar, a psicóloga da instituição de ensino faz uma breve introdução sobre o processo de desenvolvimento humano explicando que este envolve tanto mudança quanto continuidade e que, para compreendermos o desenvolvimento, precisamos observar ambas.
Explanou também sobre o fato de o desenvolvimento humano ser vitalício e, que, por este motivo, nenhuma fase é mais ou menos importante que a outra. Alertou que o desenvolvimento humano depende da história e do contexto de cada um, além de explicar que ele não é estável e nem linear. Para finalizar, esclareceu que o desenvolvimento é plástico (isto é, capaz de modificar o desempenho) e flexível.
Depois desta breve introdução, a psicóloga divide os(as) professores(as) em grupos e, para cada grupo, apresenta as fases do desenvolvimento infantil, a partir da seguinte divisão:
As respostas devem ser bem fundamentadas e não serão qualificadas como relevantes as respostas semelhantes a “concordo” ou “discordo”.
GRUPO 01: Concepção, gestação e parto.GRUPO 02: Primeira infância (0 a 2 anos).GRUPO 03: Segunda infância (2 a 6 anos).GRUPO 04: Terceira infância (7 a 12 anos).GRUPO 05: Puberdade e adolescência (12 aos 17 anos).
PAPALIA, D.E.. FELDMAN, R.D. Desenvolvimento Humano. 12.ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.PAPALIA, D.E.. OLDS, S.W.. FELDMAN, R.D. O mundo da criança: da infância à adolescência. 11.ed. Porto Alegre: AMGH, 2010.
Depois de estudar todo este material, você perceberá que o processo de desenvolvimento humano passou por várias discussões para que chegássemos ao que temos hoje.
Atividade Avaliativa do Ciclo 1
Agora, como sua professora, questiono-lhe: de que forma o conhecimento acerca das fases do desenvolvimento humano poderão lhe auxiliar em sua prática pedagógica diária? Deixe claro em sua resposta qual a importância de se conhecer sobre os estágios do desenvolvimento humano.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
A Psicologia da Educação é fundamental no contexto escolar, pois ela ajuda que o professor compreenda os níveis de desenvolvimento em que seus alunos se encontram e guie a sua prática de acordo com as necessidades e potencialidades escolares de seus alunos.
Podemos vê-la, por exemplo, quando o professor escolhe tarefas mais diretas e menos simbólicas na educação infantil, pois sabe que os seus alunos ainda não atingiriam o nível operativo simbólico, necessário para que tenham bom aproveitamento em tarefas puramente simbólicas.
Outro exemplo que podemos dar é a escolha de métodos que despertem melhor a atenção dos alunos a depender de cada umas das fases em que se encontram.
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás