Maria tem Pancreatite Crônica (PC) e recentemente foi diagnosticada com Diabetes Mellitus (DM). A nutricionista fez a anamnese e juntas organizaram o plano nutricional para Maria. O pâncreas é um órgão formado por duas partes, uma exócrinas, que secreta para o lúmen intestinal, e outra endócrina, que secretam para a corrente sangüínea. Apesar de suas partes serem independentes, ambas são fundamentais para o metabolismo energético.
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Portadores de PC podem apresentar esteatorreia, e então comprometimento da absorção de vitaminas lipossolúveis. É comum deficiência de tiamina, cálcio, ferro e zinco, e com o avanço da doença, azotorreia. Portadores de DM apresentam hiperglicemia, e para aqueles com comprometimento renal, podem apresentar proteinuria. A orientação nutricional envolve atenção com todos os macro e micronutrientes
PORQUE
II. Em caso de esteatorreia, a diminuição de absorção de lipídios prejudica a absorção de vitaminas lipossolúveis, diminui o aporte calórico e provoca má digestão. Diminuir a porcentagem de lipídios da VCT pode melhorar a esteatorreia e má digestão. O estado catabólico da doença e a má digestão levam a diminuição do apetite. A prescrição de 1 a 1,5 g de proteina é recomendada. A hiperglicemia deve ser monitorada e deve ser prescrito fibras solúveis que proporcionam respostas glicéricas pós-prandiais menores.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:a.As asserções I é uma proposições verdadeira, e a II é uma proposição falsa.b.As asserções I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.d.As asserções I e II são proposições falsas.e.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
A etiologia, fortemente associada ao uso de álcool e fumo, tem maior incidência em pacientes com pancreatite crônica e diabetes mellitus. Os tumores mais comuns são do tipo adenocarcinoma (90% dos casos), afetando, na maioria das vezes, a cabeça do pâncreas. Os altos índices de mortalidade se devem ao diagnóstico tardio e à agressividade da doença, sendo responsável por 2% de todos os tipos de câncer no Brasil.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Corrigido pelo AVA