Pedagogia, perguntado por pliciakatiana, 11 meses atrás

Maria tem 8 anos e está no terceiro ano do ensino fundamental, até o presente momento não foi diagnosticada com nenhum problema, mas, no início deste ano sua professora começou a prestar mais atenção em como a criança desenhava e a encaminhou para um psicopedagogo para que ele observasse a menina.

Abaixo está um desenho que Maria fez quando o psicopedagogo solicitou que ela a desenhasse fazendo o que mais gostava.





​Diante dos estudos sobre as fases do desenho infantil podemos afirmar que:

Alternativas

Alternativa 1:

Maria está na fase das garatujas com atribuição de nomes, fase essa que não é condizente com sua idade e ano escolar. Maria deveria estar na fase pré-esquemática, fazendo desenhos melhor elaborados.


Alternativa 2:

Maria está na fase pré-esquemática, fase essa que corresponde a sua idade e ano escolar. Caracteriza a figura humana como homem palito ou homem girino, facilmente visível aos olhos de qualquer adulto.


Alternativa 3:

Maria está na fase esquemática, fase essa que não é pertinente a sua idade e ano escolar. Nessa fase as crianças ainda não tem domínio do círculo e do quadrado, mas possui boa noção espacial em seus desenhos.


Alternativa 4:

Maria está na fase esquemática, fase essa pertinente a sua idade e ano escolar. Já consegue ter domínio espacial de maneira organizada. Consegue diferenciar o sexo por meio, principalmente das roupas e acessórios.


Alternativa 5:

Maria está na fase pré-esquemática, fase essa que não é mais pertinente a sua idade e ano escolar, pois já deveria ter passado para a fase esquemática. Dessa forma, será necessária uma intervenção para que ela consiga perceber detalhes de uma figura humana e tenha melhor noção de espaço.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
2

A alternativa 2 está correta.

A ideia dessa transição por Maria se dá a partir da formação dos signos por parte da criança.

Deste modo, podemos observar que a forma como entendemos e interpretamos os signos está diretamente ligada as relações culturais e sociais do lugar onde vivemos, estando também presentes no contexto escolar.

Por fim, é a partir dos signos culturais, e, na fase de maria, o desenho infantil, que estabelecemos um padrão que abranja as categorias da linguagem verbal e não verbal, todas influentes no processo de relação do ser humano.

Perguntas interessantes