História, perguntado por jacksongomes1, 1 ano atrás

Maria Graham, viajante inglesa que esteve no Brasil em 1821, assim descreveu o comercio do Rio de janeiro : "As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras "Superfino de Londres" saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas acima de tudo ferragens de Birmingham podem ser obtidas nas lojas do Brasil a um preço um pouco mais alto do que em nossa terra."
a) Que motivos podem ser apontados para predominância de artigos ingleses ?
b) Por que se pode considerar correta a afirmação de que as ferragens de Birmingham teriam um preço um pouco maior do que na própria Inglaterra ?

Soluções para a tarefa

Respondido por RaíSilva
440
a) A Inglaterra era o principal parceiro comercial do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, e pagava a menor taxa de importação (menor até que o imposto sobre as mercadorias portuguesas).
b) Porque ao contrário da Inglaterra em que as ferragens eram produto comum pela grande abundância de ferro e de produção industrial (também acrescentavam o lucro pra repor os pagamentos com as taxas alfandegárias), no Brasil que estava iniciando a instalação de indústrias se tornava um produto mais caro.
Respondido por WagnusApple
10

Respostas:

a) Que motivos podem ser apontados para a predominância de artigos ingleses?

R: A abertura dos portos em 1808 e os acordos assinados com a Inglaterra por D. João no Brasil, que concediam privilégios alfandegários aos produtos ingleses.

b) Por que se pode considerar correto a afirmação de que as ferragens de Birmingham teriam um preço um pouco maior O que é na própria Inglaterra?

R: Por dois possíveis fatores:

Não havia tributos sobre produtos destinados à exportação;

As tarifas alfandegárias brasileiras eram baixas, encarecendo pouco os produtos ingleses.

Perguntas interessantes