História, perguntado por dedessadiass478, 7 meses atrás

Maria Felipa nasceu em Itaparica é considerada atualmente uma heroína de guerra, atuou como enfermeira no campo de combate, além de informante. Após liderar um grupo com 40 outras mulheres contra soldados portugueses, ganhou fama com o caso. Graças a resistência liderada por Maria Felipa, a ilha de Itaparica(considerado um ponto estratégico de invasão pelos portugueses) não foi dominada pelos portugueses. Era considerada inteligente, com muita coragem e solidariedade. A história de Maria Felipa, escrava liberta. Está dentro do contexto sociocultural de mudança entre o Brasil colônia e a Independência. Sobre este período é correto afirmar que:

(A) Como todos os afro-brasileiros partilham de costumes e culturas iguais, facilitou o processo de organização destes sujeitos na luta contra os portugueses.
B)A resistência por parte dos portugueses em solo baiano colaborou que o processo de independência na Bahia tivesse uma forte presença das camadas subalternas. Diferentemente, por exemplo, do que aconteceu no centro sul do pais.
C)As elites brasileiras viram com entusiasmo a participação de escravos e libertos na batalha contra os portugueses.
D)Com a economia baiana focada no plantio de cana-de-açúcar estava crise em virtude da recente descoberta de ouro em Minas Gerais. Resultou no aumento de negros alforriados, tal qual Maria Felipa

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

Sobre o período colonial, a alternativa correta é:

D)Com a economia baiana focada no plantio de cana-de-açúcar estava crise em virtude da recente descoberta de ouro em Minas Gerais. Resultou no aumento de negros alforriados, tal qual Maria Felipa.

O povo afro brasileiro não compartilhava de culturas iguais, na realidade os povos que vieram da África eram de diversas tribos, várias mesmo, cada uma com uma cultura diferente e isso foi um problema grande pois dificultou a união dos povos negros no Brasil.

A resistência dos povos africanos na Bahia promoveu a formação da cultura bahiana, bem diferente da cultura sulista, tanto é que lá religiões de matriz africana são bem mais aceitas do que o resto do Brasil.

Espero ter ajudado!


estherbeatrizalves: oi me ajuda nas perguntas q eu fiz agr por favor eu não estou conseguindo fazer
estherbeatrizalves: por favor
Perguntas interessantes