Maria e Carlos são pais de Amanda (16 anos) e Marcos (12 anos). A escola os chamou para relatar que Amanda tem apresentado comportamentos agressivos com os colegas e os funcionários. Além da dificuldade de aprendizagem, ela não aceita ser contrariada e reage toda vez que isso acontece, grita, joga coisas e já chegou a bater em colegas. Os pais tentaram conversar com a filha em casa, mas ela passa o tempo todo no quarto utilizando o celular e não quer conversar com ninguém. Após várias tentativas de encontrar uma solução, os pais foram encaminhados pela escola para a terapia familiar. Porém, Amanda está resistente, diz que não quer participar e que até vai, mas vai ficar quieta, não vai falar nada. COSTA, J. S., CESAR, C. F. TERAPIA FAMILIAR SISTÊMICA. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2018. Cada vez mais pessoas, incluindo casais e famílias, chegam aos serviços de atendimento sem que tenham sido autores de um pedido de terapia, como é o caso de Amanda. Muitas vezes receberam uma intimação judicial ou um aconselhamento por parte de pessoas que, de alguma forma, representam um poder. Sobre a prática de atendimento de casais e famílias “involuntários” avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Soluções para a tarefa
Olá!
A questão está incompleta. Abaixo acrescento o complemento:
“I. Uma boa parte do processo terapêutico consiste na busca da construção de um pedido que possa ser aceito por todos, fazendo com que cada um, especialmente a família, assuma a responsabilidade pela mudança.
PORQUE
II. O papel do terapeuta se assemelha ao de um perito avaliador, auxiliando a família na busca de uma meta primeiramente individual e depois comum.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.”
Ao analisar as afirmações, podemos concluir que:
I – É verdadeira. A maior parte do processo terapêutico compreende na busca da construção de um pedido que possa ser aceito por todos, onde faz com que cada um, principalmente a família, assuma a responsabilidade pela mudança.
II – É falsa. O papel do terapeuta não se assemelha ao de um perito avaliador, pois ele deve auxiliar a família na busca de uma meta primeiramente comum e depois individual.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Espero ter ajudado, bons estudos!
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Corrigido pelo AVA.