Maria Dolores, cinquenta anos, sexo feminino, ativa fisicamente, menopausada, com histórico de Dislipidemia, em uso contínuo de Sinvastatina 40mg. Apresentou astenia (fraqueza muscular), mialgias (dores musculares), urina de cor escura (coca-cola), febre alta e dispneia (dificuldade respiratória). Procurou atendimento em um pronto atendimento de um hospital terciário, onde foi observado edema importante em extremidades e iniciou coleta de exames laboratoriais, hemograma, de creatinoquinase (CK), mioglobina no sangue e urina, níveis de cálcio sérico, potássio, creatinina sérica e na urina, entre outros, pois o médico suspeitava de leptospirose.
A suspeita diagnóstica inicial era leptospirose devido à anamnese realizada pela equipe multiprofissional evidenciando que a paciente esteve exposta a uma situação de risco decorrente de uma enchente. E, associado ao histórico da paciente e aos exames laboratoriais bioquímicos, constataram rabdomiólise. Assim, ela recebeu o tratamento inicial no hospital, com hidratação e antibioticoterapia, e, com a alta hospitalar, após sete dias de internação, foi encaminhada para acompanhamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região.
Ao receber visita domiciliar da equipe da Estratégia da Saúde da Família, percebeu-se que a paciente morava em um local próximo a um córrego, sem saneamento básico, e que em sua região frequentemente ocorriam enchentes em épocas de chuva.
Você como futuro profissional da área da saúde deve conhecer a importância da interpretação de exames laboratoriais e como eles podem contribuir para a definição de uma hipótese diagnóstica. Considerado isto e sabendo que um dos marcadores para doenças musculares são os níveis de creatinoquinase (CK) no sangue e, com base nos estudos sobre organelas, relacione sua atividade (função) e respectiva localização celular.
Utilizando o suporte da equipe multiprofissional, observou-se uma perda muscular acentuada, devido à diminuição do tônus, força muscular e astenia. Estudos recentes evidenciam que a perda de 30% do tecido muscular pode levar um indivíduo saudável a óbito.
Considerando a situação da paciente, é importante como profissional, atender a saúde da mulher englobando todos seus parâmetros. Para isso, é primordial conhecer o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM). O PAISM, enquanto política de saúde, surge como resposta aos problemas de saúde e às necessidades da população feminina. Apresente os objetivos da Política Nacional de Atenção Integral à saúde da mulher e como eles se aplicam na referida SGA. Explique:
Vimos nessa situação geradora de aprendizagem, a importância de um atendimento multiprofissional para melhora do prognóstico e tratamento dos pacientes. Para complementar seu aprendizado, conheça a equipe Saúde da Família (eSF) da sua região (realize uma visita a uma Unidade Básica de Saúde da sua região e/ou faça uma pesquisa) e discuta com sua equipe sobre como as eSF são organizadas, de acordo com a necessidade de cada região. Após essa discussão, descreva como é realizada a visita domiciliar e quais parâmetros são utilizados para definir quais serão os pacientes visitados nessa estratégia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
Oi!
No tocante às visitas domiciliares, sabemos que se tratam de conjunto de ações sistematizadas, que são realizadas, na grande maioria das vezes, por dois profissionais da saúde, que procuram utilizar dessa prática para tomar nota e conhecer quais as reais condições de vida das famílias visitadas, além de observar quais são as suas necessidades.
O cadastramento é apenas uma das ações, assim como a prévia identificação de cada um dos integrantes da família, as suas condições de vida, trabalho e epidemiológicas. Além disso, são listados também o histórico de doenças e vulnerabilidade e o estado de saúde.
Usuário anônimo:
tenho pronto posso ajudar vocês zap 38 99731 1685
Perguntas interessantes