" Maria ao estudar mais a fundo o tema, imaginou uma situação em que que gostaria de impedir que a morte celular ocorresse, para tanto, deu o seguinte exemplo: Quando há um acidente vascular encefálico (AVE), Comumente conhecido como 'derrame cerebral' busca-se o atendimento médico o mais rápido possível, pois quanto mais tardar o socorro mais células entram em necrose, e isto, refletiria na sequela que o paciente possa vir a ter, por isso, é desejável nesta situação a inibição da morte celular por necrose"
Com base no texto, faça a relação correta quando quando aos tipos de morte celular preponderante, em diferentes situações patológicas, relacione as colunas I e II
Coluna I:
(A) Necrose.
(B) Apoptose.
Coluna II:
( ) AVE.
( ) Célula infectada por vírus
( ) Linfócitos T que reconhecem antígenos próprios.
( ) Acidente com fogo
A. A,B,A,A
B.B,B,B,A
C.A,B,B,B
D.A,A,B,B
E.A,B,B,A
Soluções para a tarefa
Alternativa E, A,B,B,A.
A necrose, as células iniciam o processo de morte celular devido à um trauma ou injúria, como falta de oxigênio (no caso do AVE, por exemplo), extremos de temperatura (como em acidentes com fogo), entre outros.
Neste processo, a célula absorve e acumula uma grande quantidade de água, o que leva ao aumento do seu volume interno e consequentemente ao rompimento e dissolução de suas organelas, bem como a sua digestão por enzimas celulares. A membrana plasmática da célula também é destruída e todo esse conteúdo é extravasado, o que gera um sinal que desencadeia uma inflamação local recrutando células do sistema imune, como macrófagos que irão fagocitar os restos das células em processo de necrose.
O processo de necrose ocorre em células que estão danificadas, e o extravasamento de seu conteúdo acaba afetando negativamente as células vizinhas.
Já a apoptose ocorre não necessariamente em células danificadas. É um processo mediado pela própria célula, onde há diversos sinalizadores que, juntos, atuam para a ativação do processo de morte celular.
Há, por exemplo, um receptor chamado Fas na superfíce das células, conhecido como um dos receptores de morte. Esse receptor fica ancorado na superfície da membrana, e quando o ligante de Fas, que está presente por exemplo na superfície de células do sistema imune que monitoram o organismo em busca de células portadoras de patógenos, os linfócitos T citotóxicos, se ligam à ele, desencadeiam o processo de apoptose da célula.