Margarida tem 75 anos de idade, mora sozinha, é portadora de hipertensão arterial e, diariamente, faz uso de anti-hipertensivo às 22 horas. Relata levantar várias vezes durante a noite para urinar e que, às vezes, ao se levantar da cama, sente tonturas. Nega limitações ou dificuldades na marcha.
Após coletar esses dados durante a consulta de Enfermagem, realizada na visita domiciliar, e objetivando minimizar riscos de queda e injúrias, o enfermeiro deve orientar a idosa a:
Escolha uma opção:
a. Manter durante a noite iluminação suficiente para orientar o trajeto ao banheiro e, se possível, ter a cama próxima ao interruptor de luz. Restringir o uso de tapetes, permanecer sentada por alguns minutos antes de se levantar da cama, usar calçado antiderrapante e não permitir animais domésticos dentro de casa, principalmente durante a noite.
b. Contratar um acompanhante/cuidador, usar fraldas durante a noite, diminuir ingesta hídrica após as 18 horas, manter uma luz acesa durante a noite, usar uma bengala para apoio ao se levantar, ir ao banheiro antes de dormir e evitar micções durante a noite. Se for necessário se levantar, solicitar ajuda do acompanhante/cuidador.
c. Providenciar bengala e solicitar orientação do seu uso a um fisioterapeuta, adquirir sapatos com alça de fixação no calcanhar, iniciar atividade para fortalecimento muscular, interromper uso de anti-hipertensivo diurético, providenciar um acompanhante/cuidador para período noturno, procurar médico e solicitar exame de densitometria óssea e providenciar uma campainha no quarto.
d. Usar anti-hipertensivo diurético pela noite, instalar barras de apoio nas paredes próximas à cama, no trajeto até o banheiro, próximo ao vaso sanitário e chuveiro, ter interruptor de luz próximo à cabeceira da cama, fazer caminhadas diárias para fortalecer a musculatura dos membros inferiores, observar sempre as condições das calçadas e usar sapatos com solado antiderrapante.
e. Evitar levantar-se durante a noite para urinar, ir ao banheiro antes de se deitar, não usar chinelos para caminhar até o banheiro, ingerir líquidos até, no máximo, as 18 horas, identificar alguém de seu convívio social para dormir em sua casa, restringir o uso de medicamentos diuréticos, solicitando ao médico a troca do anti-hipertensivo diurético para inibidor da ECA
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
As orientações que deveriam ser dadas para Margarida seriam de ter uma iluminação adequada até o banheiro. Evitar o uso de tapetes, esperar um pouco antes de levantar e não ter animais dentro de casa a noite, pois pode acabar tropeçando neles.
Letra A
Orientações para segurança
Não seria necessário a orientação para uso de fraldas, visto que a paciente não é acamada e consegue ir até ao banheiro.
Também não é correto a orientação de suspender o medicamento, pois a Margarida possui uma patologia que pode se agravar sem o uso do mesmo.
Saiba mais sobre a hipertensão em: https://brainly.com.br/tarefa/30284117
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás