História, perguntado por flavialemoslg, 11 meses atrás

Marechal Rondon defendia a seguinte ideia: O uso do medo sempre foi uma poderosa ferramenta de controle e, no período medieval, isso foi amplamente difundido. Além disso, era uma sociedade assombrada que via o mal em todos os cantos. Responda qual foi o maior medo do homem medieval.

Soluções para a tarefa

Respondido por DZulttz
3
os agentes causadores de medo no medievo eram, sobretudo, entidades que, segundo o imaginário popular, estavam de algum modo sempre presentes, ainda que visualmente ausentes. Essa dialética gerou na prática a crença na ação de maus espíritos, demônios, seres sobrenaturais etc. Não importavam se eram muito ou pouco vistos. O fato é que não se colocava em dúvida sua existência
Respondido por renatapasciano
0

Resposta:

O homem medieval tinha medo do Diabo e da possibilidade de não conseguirem seu lugar no Paraíso.

Explicação:

Uma ferramenta de controle que a Igreja exercia sobre as pessoas era o medo, acreditava-se que o mundo estava à beira do apocalipse e que o demônio agia livremente na terra, semeando a discórdia e todos os tipos de males, inclusive fazendo filhos.

Tudo o que for diferente das ideias cristãs é considerado obra de Satanás.

A religião cristã, assumida como a verdadeira, exclui e assimila ao Demônio todos os outros credos, processo em cuja elaboração Satanás desempenha um papel tão importante, quanto o Messias.  

Nesse contexto, a figura do Diabo será a maior aliada da Igreja, tanto quanto o próprio Jesus Cristo e fundamentará todas as ações contra as religiões tidas como heréticas.

Perguntas interessantes