Marcos gosta de brincar de empilhar cubinhos. Em uma de suas brincadeiras, ele construiu cubos de diferentes tamanhos,usando cubinhos de aresta igual a uma unidade(unitários). Observe a seguir os cubos montados por ele e escreva em cada caso quantos cubinhos unitarios que ele usou para formá-Los. Em seguida, represente esses valores em forma de potência.
Soluções para a tarefa
a)6 cubinhos = (1/6)^-1
b)24 cubinhos=2³.3
c)54 cubinhos= 3³.2
d)16*6= 96 cubinhos = (1/96)^-1
As quantidades de cubinhos utilizados em cada elemento e a potência respectiva são:
- a) 1³ = 1 cubinho;
- b) 2³ = 8 cubinhos;
- c) 3³ = 27 cubinhos;
- d) 4³ = 64 cubinhos.
O que é a potenciação?
Quando escrevemos uma potência a^b, estamos indicando que a base a será multiplicada por si mesma uma quantidade de vezes igual ao expoente b.
Um cubo é uma figura que possui a mesma quantidade de elementos formando as suas três dimensões (altura, largura e comprimento). Assim, a quantidade de elementos menores que formam um cubo (cubinhos, no caso de Marcos) pode ser obtida através de uma operação de potenciação, onde a base é a quantidade de elementos que formam uma das dimensões, e onde o expoente é 3, indicando que a base será multiplicada por si nas 3 dimensões.
Portanto, analisando cada caso de Marcos, temos que as quantidades de cubinhos utilizados em cada elemento e a potência respectiva são:
- a) 1³ = 1 cubinho;
- b) 2³ = 8 cubinhos;
- c) 3³ = 27 cubinhos;
- d) 4³ = 64 cubinhos.
Para aprender mais sobre a potenciação, acesse:
brainly.com.br/tarefa/38206741
#SPJ5