Marcos Bagno distingue concepção abstrata de concepção concreta de língua. Analise as proposições a seguir sobre a concepção concreta e, então, assinale a alternativa correta.
I. A língua é considerada atividade sociocognitiva e histórica.
II. A língua é considerada produto pronto e acabado.
III. A língua é viva, variável, indeterminada, instável e não autônoma.
IV. Reduz-se à norma culta ou padrão e à concretização da gramática normativa.
a )
As proposições I e III estão corretas.
b )
As proposições I, II e III estão corretas.
c )
As proposições II e IV estão corretas.
d )
As proposições II e III estão corretas.
e )
As proposições I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a ) As proposições I e III estão corretas.
Explicação:
As proposições I e III estão corretas. Numa concepção concreta, segundo Bagno, a língua é considerada uma atividade sociocognitiva e histórica, ou seja, a língua de natureza social e humana. Além disso, é viva, variável, indeterminada, instável e não autônoma, porque não pode ser vista de maneira isolada, somente num contexto de uso. Ao contrário, numa concepção abstrata, a língua é vista como um produto pronto e acabado, que não sofre mudanças temporais, regionais ou sociais. Ela reduz-se à norma culta e à gramática normativa, então, considera válida somente a variedade de maior prestígio social, que não revela o uso que falantes fazem dela.
Com relação à concepção abstrata de concepção concreta de língua, é correto o que se afirma nas asserções I e III. O que é mostrado corretamente na alternativa A.
A concepção abstrata de concepção concreta de língua
A asserção II é incorreta, visto que a língua recebe mudanças e influências de forma frequente, uma prova disso foi a mudança na escrita da gramática na língua portuguesa.
A asserção IV é incorreta, pois a língua não se reduz a norma padrão, visto que na língua propriamente fala existe também a inclusão de linguagem coloquial.
Saiba mais sobre norma padrão da língua portuguesa em: https://brainly.com.br/tarefa/23698378
#SPJ2