História, perguntado por livy14, 9 meses atrás

(Marco como melhor resposta quem conseguir me ajudar!)

Quais foram as medidas que os Etruscos implementaram em Roma no início da Monarquia Romana?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucbatanjos
1

Resposta:  

Os Etruscos eram um povo mercador e muito hábil na arquitetura e nas artes, além de ter servido de base para a criação da sociedade romana na Antiguidade.

Explicação:

Os Etruscos povoaram a Península Itálica a partir do século IX a.C., portanto antes mesmo de Roma.

Eram povos mais avançados que os demais, com cultura própria que se destacava, além de se sobressaírem no artesanato e escultura. Os Etruscos também tinham considerável conhecimento de arquitetura e engenharia.

Os Etruscos influenciaram demais a sociedade de Roma, principalmente pelas trocas comerciais e culturais. Eles também fizeram muitas obras públicas ali, como pontes e portões fabulosos, além de canais de drenagem das zonas baixas.

A primeira forma de governo de Roma foi a Monarquia. O rei era escolhido pelos representantes das famílias mais ricas da cidade (os patrícios) e exercia seu cargo até o fim de sua vida. Além disso, era o encarregado de dirigir os rituais religiosos, comandar o exército e fazer cumprir as leis.

O rei era auxiliado em suas funções pelo Senado, assembleia formada pelos chefes das principais famílias romanas.

Conta a lenda que Roma teve sete reis, dos quais os três últimos foram etruscos. Na época etrusca, a cidade se desenvolveu bastante e atraiu pessoas de posses, artesãos e artistas de regiões vizinhas, além de comerciantes e camponeses.

Em seu mandato, o rei Lúcio Tarquínio Prisco ordenou a construção de um fórum pavimentado, de um estádio público (Circo Máximo) e de um magnífico sistema de esgotos, a Cloaca Máxima, considerada uma das maiores obras urbanísticas da Antiguidade. Também foi obra dos etruscos a construção das muralhas da colina

Os etruscos utilizaram em suas obras novos elementos, como o arco e a abóbada. Eles planejavam o território em torno de duas avenidas perpendiculares, uma que ia de norte a sul e outra que ia de leste a oeste, sistema que foi incorporado nas fundações romanas futuras.

O final da Monarquia

Em 509 a.C, os etruscos foram expulsos de Roma. A lenda diz que Tarquínio, o Soberbo, último rei romano de origem etrusca, foi exilado após uma revolta da nobreza. Esse evento poria fim à Monarquia em Roma e daria lugar à República, marcando o declínio da civilização etrusca. A perda do Lácio e a ocupação da importante cidade etrusca de Veios tiveram consequências desastrosas. Pouco a pouco, os latinos foram incorporando esses territórios aos seus domínios.

Sua relação com Roma sempre foi ambígua, pois num momento estavam em paz e noutra guerreavam por vários motivos. Mas a cada reaproximação, eles se fundiam cada vez mais com a sociedade romana.

Perguntas interessantes