Márcia é professora da Educação Infantil e sabe da importância de planejar e executar práticas escolares capazes de desenvolver a orientação temporal nos alunos. A respeito desta prática, considere as afirmações a seguir:
I. Usar a rotina de sala de aula como aliada: a hora do lanche, a hora da conversa… sempre dialogando com os pequenos de modo a internalizarem gradativamente a ideia de tempo vivido.
II. Evitar expressões vagas a respeito do tempo: nunca diga aos alunos “daqui a pouco”, “já, já”, “logo”, porquê as crianças terão percepções diferentes da passagem do tempo métrico.
III. Utilizar em sala de aula relógios e calendários: assim as crianças vão percebendo a passagem do tempo. Isso facilita a compreensão e assimilação dos conceitos de segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses e anos.
IV. Desenvolver o hábito de cultivar plantas e hortas: envolvendo as crianças no plantio e nos cuidados com as plantações darão a elas a dimensão da passagem do tempo cíclico.
Sobre o assunto, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta: ALTERNATIVA 5
Explicação: TODAS CORRETAS
I, II, III e IV.
A alternativa que melhor se refere a importância da prática através do planejamento na educação infantil é a número 5.
Em um contexto histórico, a concepção sobre a infância, e o estado emocional dessa fase, foi observado apenas no século XIX pois foi entendido que a criança é incapaz de refletir sua própria vontade de maneira consciente como os adultos e jovens em formação.
Deste modo, os direitos voltados para a proteção da criança em seu pleno desenvolvimento surgiram apenas na segunda metade do século XX no Brasil.
Por fim, em um contexto global, Ariés, teve uma grande contribuição na proteção a criança, pois o cuidado se faz necessário.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/20781177
I, II, III e IV.