História, perguntado por dikfarney10, 8 meses atrás

marchando rumo à Berlim o que os aliados abriram​

Soluções para a tarefa

Respondido por emilybiella333
0

Resposta:

Batalha de Berlim

Segunda Guerra Mundial

Bundesarchiv B 145 Bild-P054320, Berlin, Brandenburger Tor und Pariser Platz.jpg

Data 16 de abril – 2 de maio de 1945

Local Berlim, Alemanha

Desfecho Vitória soviética

Morte de Adolf Hitler

Capitulação das forças alemãs aos Aliados

Fim da guerra na Europa

A Batalha de Berlim, designada de Operação Ofensiva Estratégica de Berlim pela União Soviética, também conhecida como Queda de Berlim, foi uma das últimas grandes ofensivas militares lançadas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a Ofensiva no Vistula–Oder de janeiro–fevereiro de 1945, o Exército Vermelho pausou suas operações, detendo suas tropas a cerca de 60 km a leste de Berlim, a capital do Terceiro Reich. Em 9 de março, a Alemanha estabeleceu seu plano defensivo para a cidade com a Operação Clausewitz. As primeiras defesas nas cercanias de Berlim começaram a ser erguidas em 20 de março, sob a direção do general Gotthard Heinrici, comandante do Grupo de Exércitos Vístula.

Quando os soviéticos recomeçaram suas ofensivas, a 16 de abril, dois grupos de exército atacaram Berlim pelo leste e pelo sul, enquanto uma terceira tropa atacava as posições alemãs ao norte da capital. Antes de atacar diretamente a cidade, o Exército Vermelho começou cercando ela após as bem sucedidas batalhas em Seelower Höhen e Halbe. Em 20 de abril de 1945, no aniversário de Hitler, tropas da Primeira Frente Bielorrussa, lideradas pelo marechal Gueorgui Júkov, avançaram pelo leste e pelo norte, bombardeando o centro de Berlim com artilharia avançada, enquanto o marechal Ivan Konev e a Primeira Frente Ucraniana quebravam as linhas do Grupo de Exércitos Centro alemão e começaram a avançar pelos subúrbios ao sul de Berlim. Em 23 de abril, o general Helmuth Weidling assumiu o comando do exército alemão em Berlim. A guarnição alemã consistia de unidades fatigadas e desorganizadas da Wehrmacht e da Waffen-SS, junto com membros da Volkssturm, mal armados e preparados, e crianças-soldado da Juventude Hitlerista. Embora os defensores alemães lutassem bravamente, o exército russo era quase três vezes maior. Apelos de Hitler para que divisões do exército alemão ainda espalhadas pelo país para vir e salvar Berlim foram ignorados, com generais e marechais reconhecendo a situação mórbida do regime. Nas próximas duas semanas, os soviéticas foram tomando Berlim quadra por quadra, rua por rua.

Em 30 de abril, com o exército vermelho a poucos quilômetros e se aproximando rapidamente, Hitler cometeu suicídio. Vários oficiais do regime e do exército alemão também se suicidaram logo em seguida. A guarnição da cidade se rendeu em 2 de maio, embora a luta nas cercanias de Berlim prosseguiriam até 8 de maio, quando a guerra na Europa oficialmente acabou.

Explicação:

espero ter ajudado.

Perguntas interessantes