marcadores de função hepática
Soluções para a tarefa
O termo teste de função hepática não é exato, porque a maior parte desses testes detecta inflamação ou lesão hepática e não as funções metabólicas ou de secreção biliar do fígado ( Fígado : Funções do fígado). Tal inflamação ou lesão pode estar presente antes de o funcionamento real do fígado ser afetado. Os testes de função hepática são exames de sangue que representam uma maneira não invasiva de detectar a presença de doença hepática (por exemplo, hepatite em doações sanguíneas) e medir a gravidade e a progressão da mesma e sua resposta ao tratamento.
Exames laboratoriais são geralmente eficazes para o seguinte:
Detectar inflamação, lesão ou disfunção do fígado
Avaliar a gravidade da lesão do fígado
Monitorar a evolução de uma doença do fígado e a resposta da pessoa ao tratamento
Especificar o diagnóstico
Os testes de função hepática são realizados em amostras de sangue e medem os níveis de enzimas e outras substâncias produzidas pelo fígado. Essas substâncias incluem
Alanina transaminase (ALT)
Albumina
Fosfatase alcalina
Alfa-fetoproteína
Aspartato transaminase (AST)
Bilirrubina
Gama-glutamil transpeptidase
Desidrogenase láctica
5'-nucleotidase
As concentrações de algumas dessas substâncias medem a eficiência com a qual o fígado executa as suas funções normais de síntese de proteínas e secreção de bile. As concentrações de outras substâncias detectam a presença e o grau da inflamação hepática. O que constitui um valor normal para muitos desses testes pode ser encontrado emAnálises de sangue*. Contudo, por vezes, os valores podem estar muito acima do normal, geralmente porque a pessoa tem outro distúrbio.