Maquiavel é o primeiro defensor da autonomia da esfera política, sobretudo em relação à moral e a religião, e foi o primeiro pensador a fazer distinção entre a moral pública e a moral particular. “Maquiavel sustenta que a vida política tem exigências próprias, particulares, que não podem subordinar aos imperativos, pretensamente universais, tanto da moralidade cristã quanto do humanismo estóico (Cícero e Sêneca)” (KRITSCH, 2001, p. 185). Não se trata de excluir ou recusar de forma radical os valores da moral cristã, mas de considerar que não se pode adotar princípios ou valores absolutos em qualquer época ou lugar e que é preciso levar em consideração o contexto em que uma ação está sendo realizada. No âmbito da política não há como estabelecer valores morais absolutos, pois para alcançar os resultados almejados é preciso agir de acordo com as circunstâncias. “Política e moral, portanto, pertencem a sistemas éticos diferentes. Uma ética individual pode produzir santos. Mas não produz a política [...] A ação política tem objetivos e condições de eficácia que não se confundem com as condições da ação individual” O que Maquiavel quer dizer com a afirmação:"No âmbito da política não há como estabelecer valores morais absolutos, pois para alcançar os resultados almejados é preciso agir de acordo com as circunstâncias"? Explique.
Soluções para a tarefa
É com o “O Príncipe” que Maquiavel fala sobre formas de poder existentes e também dos dois principais tipos de governo: monarquia e república. E mostra aquilo que um governante precisa fazer para conseguir manter-se no poder, e claro ser respeitado. O livro não fala de ética fala-se das maneiras de manutenção do poder e acontece isso porque há a clara separação entre ética e moral dentro da obra.
Vendo pelos olhos de Maquiavel nota-se que ética e moral são coisas bem distintas. Afinal segundo ele para a moral é necessário aplicar regras de realidades históricas, sendo assim esta antecede a própria ética que é manifestada nas mais diferentes sociedades tendo como função regular as relações entre os indivíduos e a comunidade ajudando assim na ordem social; desse modo, a política, deixa de ser vista como uma verdade imutável e passa a ser notada por outro viés.