Maquiavel desenvolveu uma análise na obra O Príncipe, em um momento muito específico para a Itália de sua época. É desta forma que o autor vai descrever sobre Principados e Repúblicas e o papel do Príncipe. Para o autor, há vícios que são virtudes, uma vez que, o objetivo do príncipe é a manutenção do estado e de seu poder. Com base na obra do autor e nos estudos sobre o tema, assinale a alternativa correta acerca da atualidade da obra de Maquiavel.
A) O autor discute questões essenciais sobre a manutenção do poder de um governo e governante que ainda hoje podem ser utilizadas para pensarmos a política atual.
B) O autor ainda é lembrado quando políticos elaboraram políticas públicas em prol do bem comum e da vontade geral. Por exemplo: bolsa família, incentivo governamental para a pesquisa, etc.
C) A atualidade de Maquiavel está relacionada com a sua teoria sobre liberdade e individualismo. Suas premissas serviram de base para várias Cartas constitucionais de governos democráticos.
D) O autor é atual na medida em que elucidou a necessidade de um estado forte e centralizado para conter os conflitos e a Guerra total em que se e encontra nossa sociedade
E) Apesar de Maquiavel ter escrito no século XV, O Príncipe ainda é uma das principais obras da Ciência Política contemporânea e foi mote da política dos governos Lula e Dilma no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) O autor discute questões essenciais sobre a manutenção do poder de um governo e governante que ainda hoje podem ser utilizadas para pensarmos a política atual.
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA LETRA A
A alternativa correta sobre a obra de Maquiavel e sua relação com a política contemporânea é: "A) O autor discute questões essenciais sobre a manutenção do poder de um governo e governante que ainda hoje podem ser utilizadas para pensarmos a política atual.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira Maquiavel contribuiu com uma interpretação sobre o poder e o Estado.
Maquiavel e a política
A contribuição de Maquiavel para a política se reside em estabelecer uma reflexão sobre como o soberano, no caso, o governante, deve agir em determinadas situações.
Sobretudo, na obra O Príncipe, Maquiavel estabelece mecanismos que o soberano deve realizar para manter o poder, pensando a relação do Estado com seus súditos, que deve ser de proximidade e afastamento, conformem são os interesses do soberano.
Para mais sobre Maquiavel, leia: https://brainly.com.br/tarefa/26332374
#SPJ2