Geografia, perguntado por lucianovitoroliveira, 9 meses atrás

mapa mental sobre crescimento urbano

Soluções para a tarefa

Respondido por thalyssamariano
4

content://com.android.chrome.FileProvider/images/screenshot/1598358661989717856795.jpg

Explicação:

Urbanização: Fatores atrativos X Fatores repulsivos

O marco histórico do processo de urbanização que determinou o crescimento das áreas urbanas de forma significativa, em que a população, em sua maioria concentrada em cidades rurais, migrou para as cidades urbanas é a revolução industrial.

Mas o que seria a urbanização? Muitos confundem a urbanização com o crescimento urbano, também chamado de crescimento das cidades, que consiste na implementação de infra-estruturas urbanas como, por exemplo, asfaltamento, construções, saneamento básico e outros. Contudo, a urbanização é definida como o período em que a população urbana cresce mais do que a população do meio rural.

A partir do advento da industrialização, o mundo passou a ter um grande crescimento urbano, necessitando de muita mão de obra, que inicialmente estava no campo, mas esta se transferiu para os centros urbanos, locais onde se encontravam as indústrias e o maior número de empregos. Esse seria o chamado fator atrativo de transformação da sociedade.

Além da oferta de trabalho ter aumentado consideravelmente nas cidades, a revolução industrial foi decisiva para o processo de urbanização, porque, a partir dela, a própria estrutura agrária foi completamente modificada, com a utilização de novas tecnologias e maquinários produzidos por essa indústria, o que proporcionou a mecanização do campo e a diminuição da necessidade de mão de obra.

Com esse novo fator industrial, o êxodo rural, processo de migração do campo para a cidade, aumentou considerável e continuamente, chegando ao ponto de o planeta passar a se tornar um planeta urbano, com a maior parte da população mundial residindo nas cidades. Estes fatores são considerados fatores repulsivos, por se tratarem de situações que serviram para estimular a saída desses trabalhadores do campo.

Respondido por Evelynn9
1

O crescimento urbano consiste na expansão das cidades, ou seja, aumento da população absoluta que habita nas cidades e, consequentemente, da própria cidade.

Com isso, acaba provocando vários impactos à população local.

Exemplo:

Para dar um exemplo do potencial desse processo, somente entre 1995 e 2005, a população das cidades nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento cresceu, em média, em 1.2 milhões por semana, ou cerca de 165 mil habitantes por dia.

E não pense que será a China ou a Índia a liderar esse novo paradigma. É a América Latina que vai estar na primeira posição do ranking mundial. No meio do século XXI, 91.4% da população dos países latinos estará vivendo em cidades, seguido pela Europa (90,7%) e América do Norte (90,2%). As regiões menos urbanizadas continuarão sendo Ásia (66.2%) e África (61.8%).

De maneira geral, em 2050, espera-se 86% da população de países ricos e 67% de habitantes de países pobres estejam vivendo fora do campo. Isto nos dá uma média de 75%, o que significa que três quartos da população mundial estarão empenhadas em ocupar áreas hoje cobertas por vegetação, devastando matas para criar espaços diminutos de sobrevivência ou favelas, utilizando recursos naturais sem restrição e despejando no solo seus detritos.

Anexos:
Perguntas interessantes