Mapa mental ( Colonização Portuguesa na América )
Soluções para a tarefa
Explicação:
A construção de um mundo colonial atendeu a interesses da metrópole e a uma política mercantilista, característica do Antigo Regime, na qual um Estado interventor que defendia uma série de diretrizes econômicas, como o protecionismo, o metalismo e o colonialismo. Dessa forma, a colonização da América por portugueses e espanhóis, os pioneiros na centralização política, obedeceu aos ideais mercantilistas.
Portugal e Espanha dividiram a América entre si a partir do Tratado de Tordesilhas, que separava a América Portuguesa da América Espanhola. No entanto, o processo de colonização realizado por portugueses e espanhóis se diferenciou. Portugal investiu em um projeto mais espontâneo, ligado à produção agrícola, principalmente nos primeiros anos de colonização. Enquanto a Espanha, por encontrar metais precocemente na América, investiu em um projeto minerador e de expansão e organização de cidades. A grosso modo, por esses motivos, foram nomeados pelo historiador Sérgio Buarque de Holanda como semeadores e ladrilhadores, respectivamente.
O Período Pré-Colonial
A prioridade de Portugal nos primeiros séculos de colonização, até a descoberta de ouro, foi o oriente. No entanto era necessário ocupar o território e evitar as invasões estrangeiras. Nesse contexto se insere o chamado Período Pré-Colonial, período em que não havia um projeto efetivo de colonização da América. A partir da criação de feitorias no litoral, portugueses realizavam escambo de pau-brasil com os indígenas.
Explicação: segure na imagem abaixo, clique na opção, "fazer download da imagem" e seja feliz.