MAPA GESTÃO DE PROJETOS (GESTÃO FINANCEIRA)
Chegamos à atividade MAPA - Material de Avaliação Prático de Aprendizagem. Essa atividade tem uma proposta que fará você vivenciar uma problematização atual, que vai levar você a refletir e experimentar novo mindset, condição importante para o mundo ágil que vivemos.
Certamente você já ouviu falar sobre Gestão de Projetos e Gestão ágil de projeto não é mesmo? Vamos entender um pouco mais sobre esses dois temas, analisando os cases a seguir:
Case 1:
Henrique era um empreendedor jovem e confiante que decidiu iniciar um projeto de desenvolvimento de um novo produto, após realizar pesquisas de mercado e de possíveis clientes. Sua nova ideia era tão apaixonante que ele decidiu investir e imediatamente contratou uma equipe de designers, marketing e tecnologia para construir aquilo que certamente impactaria o mercado. Henrique era um excelente líder. Engajava as pessoas do seu time e as mantinha alinhadas com seu propósito, a ponto de fazer inveja a muitos empreendedores. O pessoal da sua empresa realmente “vestia a camisa”.
Após um ano de muito esforço de todo o time, finalmente o produto estava pronto para ser comercializado. Henrique estava feliz e mal podia esperar pelas primeiras vendas. Porém, algo infeliz aconteceu. O time passou várias semanas tentando colocar o produto no mercado, mas Henrique chegou à triste conclusão de que ninguém se interessava pelo fruto da sua brilhante ideia. As poucas pessoas que compraram ainda reclamavam sobre problemas de qualidade. Aquele sentimento de confiança de todo o time se transformou em profunda frustração. Henrique cometeu um grave equívoco que pode ser mortal para projetos no mercado atual: apaixonar-se cegamente pela sua ideia e não validar inicialmente, em pouco tempo, uma versão enxuta do produto no mercado, desafiando e testando suas hipóteses. O que aconteceu com Henrique ocorre com muitos empreendedores e empresas mundo afora.
Case 2:
Anos de experiência e com especializações em renomadas instituições, sempre estudou e aplicou o modelo tradicional de gestão em todos os seus projetos – a maioria na área de construção de prédios e condomínios. O planejamento sempre era feito de modo preditivo, ou seja, era possível e necessário prever e planejar todo o trabalho a ser feito, construir um cronograma e em seguida desenvolver o produto. Cronogramas bastante detalhados, feitos em invejáveis ferramentas de gestão de projetos, planos de riscos completos e documentação extensiva e revisada de requisitos, centralização do planejamento: tudo isso fazia parte das boas práticas estabelecidas pelas empresas em que Roberto trabalhava, sendo a maioria dos projetos concluídos dentro de condições bastante satisfatórias de prazos e custos.
Em determinado momento da sua carreira, Roberto decidiu trabalhar em outra empresa, dessa vez na área de tecnologia. A grande maioria dos projetos que Roberto tinha agora a responsabilidade de gerenciar estava inserida em um contexto bastante diferente do seu trabalho anterior, sob alto grau de incertezas e complexidade. Sua responsabilidade era liderar projetos de criação de novos sistemas, aplicativos para celular, portais, sites, robôs de atendimento ao cliente baseados em inteligência artificial e automação de diferentes tipos de campanhas de marketing digital. Infelizmente, Roberto passou a sofrer
muito. Grande parte dos projetos não teve o mesmo sucesso: alguns não saíam do papel e outros atrasavam muito, sem o retorno sobre o investimento esperado, além daqueles com resultados insatisfatórios. Mas como? Roberto aplicou as boas práticas que dominava havia anos e mesmo assim teve problemas!
Observando os dois cases é possível identificar características de uma gestão de projetos tradicional e características de gestão ágil. Agora é sua vez, futuro gestor financeiro!! Momento de ação, de criar!
1-Primeiro convido você a definir brevemente a diferença entre gestão de projetos tradicional e características de gestão ágil.
2-Após realizar essa definição, sua missão como Gestor de Projetos, é fazer uma releitura dos dois cases apresentados com a implantação de uma versão ágil, ou seja, criar, reescrever os dois cases trazendo características da gestão ágil, e a proposta de utilização de uma ferramenta de gestão ágil para mudar o resultado e trazer um final feliz e promissor para a história de Henrique e de Roberto.
VOU DEIXAR MEU TELEFONE EM BAIXO PARA VCS COMPRARE OK? DD QUARENTA E QUATRO
VOU DEIXAR MEU TELEFONE EM BAIXO PARA VCS COMPRARE OK? DD QUARENTA E QUATROOOOOOO
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A gestão de projetos pode se dividir em duas categorias: Gestão de Projetos e Gestão ágil de projeto.
1) As característica e a diferença entre gestão de projetos tradicional e gestão ágil é:
Gestão de projetos tradicional:
- Comunicação com o cliente no início e no final do projeto;
- Implementação em etapas mais longas;
- Testes apenas no final do projeto;
- Pouca interação entre as equipes;
Gestão ágil de projetos:
- Comunicação com o cliente de forma contínua;
- Implementação de forma mais rápida e curta;
- Testes a cada alteração do projeto;
- Maior interação entre as equipes;
2) Como gestor de projetos uma releitura e adaptação dos cases, transformando o projeto em uma versão ágil requer as seguintes alterações:
Case 1: Henrique deveria:
- Aprofundar as pesquisas de mercado e interesses de possíveis clientes no produto desenvolvido;
- Obter dados mais concretos sobre a vida útil, a produção e a qualidade esperada do produto;
- Desenvolver uma versão preliminar (protótipo) para avaliar como o produto é recepcionado no mercado.
Case 2: Roberto deveria:
- Adotar práticas mais modernas de gestão;
- Realizar testes a cada interação;
- Desenvolver etapas mais curtas e interativas no projeto.
Entenda mas sobre gestão de projetos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24025301
#SPJ1
Perguntas interessantes
História,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Português,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Música,
10 meses atrás
ENEM,
10 meses atrás