MAPA - Competência profissional na atuação no âmbito da saúde No século XXI ocorreu um processo de expansão e de diversificação dos campos de atuação do profissional de educação física, o que impactou as perspectivas profissionais daqueles que atuam nessa área e o seu papel perante à sociedade. Nesse sentido, o mercado de trabalho tem exigido profissionais cada vez mais preparados e prontos a desempenhar diversas funções com qualidade. Nesse sentido, é essencial que os profissionais desenvolvam um conjunto de habilidades para atender as demandas do contexto profissional, desempenhando suas funções como o esperado. TEIXEIRA, F. C; BELEM, I. C. Intervenção profissional em Educação Física. Maringá – PR. : Unicesumar, 2019. A competência profissional pode ser definida como "um conjunto diversificado de conhecimentos da profissão, de esquemas de ação e de posturas que são mobilizados no exercício do ofício" (PAQUAY, 2008, p. 12). PAQUAY, L. Et al. (orgs. ). Formando Professores Profissionais: Quais Estratégias? Quais Competências? Porto Alegre: Artmed, 2008. A partir disso, entendemos que a competência está relacionada a ser um bom profissional e a possuir qualificação para uma atuação adequada, além da capacidade em solucionar problemas. Conforme o Parecer CNE/CES Nº 274, de 2011, o (a) graduado (a) deve ter formação acadêmico-profissional generalista, humanística, crítica, reflexiva e que qualifique a intervenção, pautada no rigor científico e na conduta ética. Os Pareceres CNE/CES Nº 274/2011, CNE/CES Nº 0058/2004 e CNE/CES Nº 0138/2002, além da apresentação do perfil profissional, tratam das competências e das habilidades necessárias para o desempenho das funções. Com base nos pareceres CNE/CES Nº 274/2011, CNE/CES Nº 0058/2004 e CNE/CES Nº 0138/2002, na unidade III do livro da disciplina e nos materiais disponibilizados, leia o caso a seguir. Prescrição de exercícios físicos (situação hipotética): Ao receber um novo aluno em sua clínica de personal, o profissional de Educação Física realizou uma anamnes.
Soluções para a tarefa
Resposta:Neste caso, o profissional de educação física irá trabalhar os conceitos da biomecânica e aplica-los dentro da abordagem didática, ou seja, aliando o exercício físico a inclusão.
Dentre as competências profissionais que o educador físico pode utilizar neste caso podemos citar: o acompanhamento, a percepção e crítica pertinente, a reflexão e a prática.
Dentre as competências gerais podemos citar o uso correto da didática, do bom relacionamento, a competência técnica e a criação de atividades de forma criativa focando na inovação e inclusão.
Por fim, o estudo da biomecânica neste caso, se apresenta como uma das disciplinas que contribuem para o conhecimento que irá fazer com que os profissionais que trabalham com atividades relacionadas às dimensões da Educação realizem um bom trabalho em suas atividades profissionais.
Explicação: