Manuel Castells afirma que:"nosso mundo está em processo de transformação estrutural desde há duas décadas. É um processo multidimensional, mas está associado à emergência de um novo paradigma tecnológico, baseado nas tecnologias de comunicação e informação, que começaram a tomar forma nos anos 60 e que se difundiram de forma desigual por todo o mundo. Nós sabemos que a tecnologia não determina a sociedade: é a sociedade. A sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que utilizam as tecnologias. Além disso, as tecnologias de comunicação e informação são particularmente sensíveis aos efeitos dos usos sociais da própria tecnologia" (CASTELLS, Manuel, A sociedade em Rede: Do conhecimento à ação política. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2005, p. 17)
Com base nesse texto analise as afirmações abaixo:
I.Castells apontar para existência de uma sociedade em redes na atualidade, mas ele também chama atenção para que não imaginemos que as redes só passaram a existir as com as novas tecnologias. pois as redes já existiam antes das novas tecnologias de informação e comunicação.
II.Para Castells a vida em sociedade sempre foi baseada em redes de relacionamentos pessoais, muito mais limitada e muito menos capaz de influenciar esferas mais amplas da política e da economia que as atuais redes, mas capaz de organizar a vida privada.
III.Com o processo de globalização e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação as redes tiveram sua capacidade ampliada. Sua utilização, no entanto, permanece atrelada aos interesses de quem se conecta não tendo uma finalidade a priori.
Levando em conta o conteúdo da disciplina podemos afirmar que para o pensamento de Manuel Castells:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
a resposta e a letra E
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás