Manuel Bandeira foi um importante autor modernista que, ao
publicar esse poema, trouxe uma questão muito importante
para reflexão no campo da utopia: É possível embarcar para
um suposto paraíso? No texto, esse paraíso utópico é chamado
de pasárgada, porém no decorrer dos versos é substituído por
um advérbio, algumas vezes, para expressar esse determinado
lugar. Grife esse advérbio e comente sua interpretação de acordo
com o que estudamos, escreva um texto entre 5 e 10 linhas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a palavra que substitui "Pasárgada" é o advérbio de lugar lá.
(agora seria interessante você mostrar sua própria visão sobre a passagem, com o conteúdo q vc tem da participação nas suas aulas, até por ser um poema bem sensível e pessoal, mas:
r: o poema reforça o ideal de utopia, de fuga da realidade, de escapismo característico do romantismo, apesar de possuir muitas referências modernistas. ele trata de temas muito sensíveis, de prezo pela liberdade e da busca do irreal, fugindo da insatisfação com a própria vida.
Sobre o poema "Vou-me embora pra Pasárgada" de Manuel Bandeira, podemos afirmar que o advérbio de lugar "lá" é utilizado para expressar o local utópico almejado pelo eu lírico.
Utopia e escapismo
Podemos classificar como utopia qualquer ideia que te tenha surgido da imaginação ou da fantasia. Já o escapismo ressalta o desejo de fugir da realidade ou da rotina, desviando a mente para outras ocupações.
No poema de Bandeira a fuga é no sentido de uma aventura em busca da diversão, sem regras ou consequências. Na obra, Pasárgada representa a liberdade e da vontade do eu lírico de fugir das limitações e responsabilidades.
Espero ter ajudado! Aprenda mais sobre Manuel Bandeira em https://brainly.com.br/tarefa/25319820
#SPJ2