Manu Chao é um músico francês que canta em várias linguas, incluindo português. A canção "Clandestino", cuja tradução apresentamos acima foi composta em espanhol e retrata a situação dos imigrantes ilegais (“clandestinos") na Europa, onde são conhecidos como "mãos negras". O personagem da canção deixou sua vida "entre Ceuta e Gibraltar", isto é, em algum entre o norte da África e o sul da Europa, e em sua nova cidade é um fantasma, alguém cuja vida não é reconhecida pela autoridade. Veja a lista de nacionalidades no final da música e responda: O que esses países têm em comum? Você pode olhar o mapa dos países classificados pela competitividade global neste capítulo, ou mesmo o de desigualdade social, se quiser. Se, em vez de um trabalhador nigeriano, boliviano ou argelino, estivéssemos falando de uma grande empresa de um desses países, você acha que ela mais ou menos bem recebida nos países ricos? Por que?
Soluções para a tarefa
Todos estes países tem em comum o fato de terem sido colônias em algum momento de suas histórias (a Bolívia foi território colonial espanhol e a Argélia foi colônia da própria França), além de serem países pobres (a Nigéria hoje descobriu petróleo é o país mais rico da África, mas passou por décadas de miséria) e sem muitas perspectivas econômicas positivas para os seus habitantes.
Se fosse um imigrante de um país rico a pessoa seria mais bem-recebida no país de destino. Isto se dá tanto por questões de preconceito racial quanto por questões econômicas: um migrante de um país pobre é visto, nem sempre de modo acertado, como uma pessoa sem qualificações que apenas busca benefícios sociais (na verdade muitos deles possuem formação em nível superior e buscam trabalhar), de modo que sua presença é vista como um "prejuízo social", coisa que não define os migrantes de países desenvolvidos.