"Manter os próprios compromissos não constitui dever de virtude, mas dever de direito, a cujo cumprimento pode-se ser forçado. Mas prossegue sendo uma ação virtuosa (uma demonstração de virtude) fazê-lo mesmo quando nenhuma coerção possa ser aplicada. A doutrina do direito e a doutrina da virtude não são, consequentemente, distinguidas tanto por seus diferentes deveres, como pela diferença em sua legislação, a qual relaciona um motivo ou outro com a lei."
Nesse fragmento, podemos perceber que Kant estabelece uma relação entre o direito e a moral. Acerca disso, podemos concluir que:
a)o direito e a moral são o mesmo. Dessa forma, quando se viola uma norma de conteúdo moral, atenta-se diretamente contra a ordem jurídica vigente
b)a conduta moral refere-se às vontades internas do próprio indivíduo. Já o direito, é imposto por uma ação exterior e ela se concretiza no momento de seu cumprimento, ainda que as razões que levaram ao cumprimento delas não sejam morais.
c)a coerção, tanto nas normas de conteúdo moral quanto nas normas jurídicas, é determinante, uma vez que é a possibilidade de se impor, por meio da força que as normas regulam, à liberdade do indivíduo.
d)direito e moral são absolutamente diversos. Logo, o cumprimento de uma norma jurídica, mesmo que de forma espontânea, não é uma demonstração de virtude moral.
e)a norma jurídica é complementar à norma de conteúdo moral, uma vez que é por meio da norma de conteúdo moral que uma sociedade positiva e a transforma em norma jurídica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
letra b
Explicação:
Moral e direito não são o mesmo. A moral refere-se à vontade interna do indivíduo no seu juízo de valor. Já o direito, é uma imposição externa e as razões que levam ao seu cumprimento não estão atreladas à moral.
Respondido por
1
Para Kant, Direito e moral são categorias distintas do agir humano. Enquanto o Direito refere-se à dimensão universal, a moral é particular (B).
Direito X Moral
- O Direito é um conjunto de normas jurídicas e positivas destinado à conduta e ao bem-estar coletivo.
- A moral, por sua vez, destina-se ao agir reto conforme a razão pura do homem. Portanto, demanda categoria, padrão e racionalidade.
- A ética deve ser pautada na deontologia, ou seja, na lógica do dever e da intenção voltada para a razão. Caso ela não siga a razão, será uma ética fajuta e não universal.
Saiba mais sobre Kant em: brainly.com.br/tarefa/15201670
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Química,
7 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás