mantém unida o ar pela capacidade das árvores de transferir grandes volumes de H2o do solo para a atmosfera da transseracoes
ajudaaaaaa por favorrr
Soluções para a tarefa
Resposta: A qualidade do ar e a importância das árvores
Artigo de Bely Pires – diretora do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental
Quer saber como se sente um peixe fora d´água? Basta encher os pulmões num dia seco de inverno, no centro de São Paulo.
“Salve o verde,
Salve o verde
Tá faltando grama, neste jardim;
Tá faltando árvore, nessa cidade;
Tá faltando oxigênio, nessa atmosfera;
O que será, o que será, o que será,
o que será da biosfera?”
Trecho da música “Salve o Verde”, de Jorge Benjor
Na década de 70, o cantor e compositor Jorge Benjor, interpretado pelo grupo Quarteto em Cy, já antecipava o drama ambiental de nossos grandes centros urbanos. Quarenta anos depois, no dia 9 de agosto, comemoramos o dia da qualidade do ar! Talvez o verbo “comemorar” não seja o mais adequado… Para quem vive em grandes metrópoles, como São Paulo, basta abrir a janela pela manhã e ver o horizonte tomado por uma faixa marrom, fazendo perceber que a qualidade do ar que respiramos definitivamente não anda boa. Vários fatores contribuem para isso, como a grande frota de veículos e a falta de chuvas, em especial no inverno deste ano. Outro fator agravante é a falta de florestas em centros urbanos.
Segundo o professor Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a poluição atmosférica pode causar diversos problemas à saúde. Eles vão da inflamação pulmonar e sistêmica, alterações do calibre das vias aéreas, do tônus vascular e do controle do ritmo cardíaco, até alterações reprodutivas, morbidade e mortalidade por doenças cárdio-respiratórias e aumento da incidência de neoplasias.
E segundo Saldiva, as florestas urbanas são grandes aliadas nesse contexto, pois disponibilizam um importante serviço ecossistêmico: a regulação da qualidade do ar, conforme atesta a tese de doutorado de Ana Paula Garcia Martins (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-25022010-150352/pt-br.php). Segundo a pesquisadora, a parte externa de florestas urbanas atua como se fosse um grande filtro de ar, pois a casca das árvores retém parte dos poluentes, como mostram as figuras abaixo, obtidas a partir da coleta e análise de cascas de árvores de alguns parques paulistanos:
Explicação: Espero ter ajudado.