Manoel é professor de Educação Física e coordena o projeto de jogos e brincadeiras no período vespertino, no mesmo colégio que leciona suas aulas pela manhã. Nos primeiros encontros que o professor organizou, as crianças sugeriram brincar de “cobranças de pênaltis” que é uma brincadeira na qual divide-se as crianças em equipes, sendo que, cada criança deve ter 5 (cinco) oportunidades de cobrar o pênalti. Em cada equipe deve haver um goleiro, que após cada cobrança devolve a bola para o jogador adversário para uma nova cobrança. Ao longo das disputas entre as equipes formadas, duas crianças chamaram a atenção do professor em decorrência do padrão motor.
A primeira criança foi Marcelo, que ao cobrar os pênaltis, o mesmo apresentava pouca elevação de sua perna, ficando em uma posição estacionária, realizando o movimento de empurrar a bola com os pés, dando um passo para trás após chutar. Quando necessitava receber a bola ele costumeiramente realizava o movimento de pegada com uma mão só, sem se movimentar com os pés. O professor também percebeu que esse aluno possui maiores dificuldades em relação à aprendizagem quando comparado aos outros alunos da sua turma.
A segunda criança foi José, que ao cobrar os pênaltis, o mesmo movimentava-se para frente, com o pé percorrendo um arco baixo, com oposição de braço e perna e posteriormente um passo para frente após o chute. Quando necessitava receber a bola ele costumeiramente apresentava a ação do braço em atraso, mantenho os braços retos para frente até o contato com a bola e em seguida realizava um recuo em forma de concha até o peito e os pés parados. O professor também percebeu que esse aluno tinha um sintoma psicomotor denominado de inibição psicomotora, que faz com que ele tenha vergonha de realizar determinados movimentos na frente de seus colegas.
LOPES, M. C. R.; MIRANDA, M. G. V. Desenvolvimento Psicomotor na Infância. Maringá - PR.:UniCesumar, 2019. 152 p.
Considerando a situação hipotética acima, analise os dados apresentados sobre cada criança em relação ao desenvolvimento psicomotor e responda as questões abaixo:
1.Cite os estágios referentes às habilidades motoras de chutar e receber de cada criança apresentada acima. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize o material de apoio, disponível no material da disciplina)
2.Apresente qual abordagem terapêutica em psicomotricidade se adequa melhor para ser utilizada para cada criança. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize a Unidade V do livro didático da disciplina)
3.Descreva a importância que o ato de brincar tem para os processos de ensino - aprendizagem para as crianças. (Para essa questão utilize a Unidade II do livro didático da disciplina)
quem pode respender
1
Soluções para a tarefa
Resposta:
Criança 1 – Marcelo
Habilidade de Chutar
Estágio: Estágio 1; Estágio Inicial Empurrão Estacionário
Justificativa: cobra pênaltis com pouca elevação das pernas ficando em posição estacionaria, realizando movimento de empurrar a bola.
Habilidade de Receber:
Estágio: Estágio 4; Estágio Elementar Emergente Pegada com a mão.
Justificativa: A postura do Marcelo não era adequada para o recebimento da bola, fazendo com que ficasse desequilibrado. _ _
Criança 2 – José
Habilidade de Chutar
Estágio: Estágio 3; Estágio Elementar Emergente. Abordagem em movimento.
Justificativa: O José movimenta-se para frente, com pé arco para baixo, com oposição de braço e perna posteriormente um passo para frente por ele ser vergonhoso ao chutar a bola ele vai perdendo força e tempo ao chutar a bola, fazendo com que ele desaceleração ao chutar.
Habilidade de Receber:
Estágio: Estágio 1; Estágio Inicial,Reação Atrasada.
Justificativa: José ao ter contato com a bola, por ele não movimentar-se para ter o recebimento da bola quando ele tentava abraçar a bola, ela passa entre seus braços, por isso que apresentava a ação do braço em atraso, mantenho os braços retos para frente até o contato com a bola e em seguida realizava um recuo em forma de concha até o peito e os pés parado.
Apresente qual abordagem terapêutica em psicomotricidade se adequa melhor para ser utilizada para cada criança. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize a Unidade V do livro didático da disciplina)
Criança 1 – Marcelo
Abordagem: Reeducação Psicomotora.
Justificativa: É mais destinadas crianças com déficits motores ou aprendizagem, restabelecendo a organização no desenvolvimento por meio da atividade especifica
Criança 2 – José
Abordagem: Terapia Psicomotoras, psicomotricidade relacional.
Justificativa: Um método de mediação corporal que ultiliza o jogo espontâneo privilegiando a comunicação não verbal, em espaço de liberdade.
Descreva a importância que o ato de brincar tem para os processos de ensino - aprendizagem para as crianças.
Brincar é levar alegria para o aprendizado da criança desde bebê, até sua adolescência, analisando como a criança descobre o mundo no espaço escolar através das brincadeiras, exercitando a imaginação, desenvolvendo sua personalidade e suas habilidades, expressando sua autonomia diante dos objetos, trabalhando seu emocional e ampliando seus horizontes através da participação nas atividades lúdicas, com essas brincadeiras faz com que a criança tenha uma boa coordenação motora, aprendendo e se divertindo.
Explicação: