Ed. Física, perguntado por dioigopemiliano, 10 meses atrás

Manoel é professor de Educação Física e coordena o projeto de jogos e brincadeiras no período vespertino, no mesmo colégio que leciona suas aulas pela manhã. Nos primeiros encontros que o professor organizou, as crianças sugeriram brincar de “cobranças de pênaltis” que é uma brincadeira na qual divide-se as crianças em equipes, sendo que, cada criança deve ter 5 (cinco) oportunidades de cobrar o pênalti. Em cada equipe deve haver um goleiro, que após cada cobrança devolve a bola para o jogador adversário para uma nova cobrança. Ao longo das disputas entre as equipes formadas, duas crianças chamaram a atenção do professor em decorrência do padrão motor.
A primeira criança foi Marcelo, que ao cobrar os pênaltis, o mesmo apresentava pouca elevação de sua perna, ficando em uma posição estacionária, realizando o movimento de empurrar a bola com os pés, dando um passo para trás após chutar. Quando necessitava receber a bola ele costumeiramente realizava o movimento de pegada com uma mão só, sem se movimentar com os pés. O professor também percebeu que esse aluno possui maiores dificuldades em relação à aprendizagem quando comparado aos outros alunos da sua turma.
A segunda criança foi José, que ao cobrar os pênaltis, o mesmo movimentava-se para frente, com o pé percorrendo um arco baixo, com oposição de braço e perna e posteriormente um passo para frente após o chute. Quando necessitava receber a bola ele costumeiramente apresentava a ação do braço em atraso, mantenho os braços retos para frente até o contato com a bola e em seguida realizava um recuo em forma de concha até o peito e os pés parados. O professor também percebeu que esse aluno tinha um sintoma psicomotor denominado de inibição psicomotora, que faz com que ele tenha vergonha de realizar determinados movimentos na frente de seus colegas.

​LOPES, M. C. R.; MIRANDA, M. G. V. Desenvolvimento Psicomotor na Infância. Maringá - PR.:UniCesumar, 2019. 152 p.

Considerando a situação hipotética acima, analise os dados apresentados sobre cada criança em relação ao desenvolvimento psicomotor e responda as questões abaixo:

1.Cite os estágios referentes às habilidades motoras de chutar e receber de cada criança apresentada acima. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize o material de apoio, disponível no material da disciplina)
2.Apresente qual abordagem terapêutica em psicomotricidade se adequa melhor para ser utilizada para cada criança. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize a Unidade V do livro didático da disciplina)
3.Descreva a importância que o ato de brincar tem para os processos de ensino - aprendizagem para as crianças. (Para essa questão utilize a Unidade II do livro didático da disciplina)
quem pode respender

1

Soluções para a tarefa

Respondido por jcristianodias
4

Resposta:

Criança 1 – Marcelo  

Habilidade de Chutar  

Estágio:  Estágio 1; Estágio Inicial Empurrão Estacionário  

Justificativa: cobra pênaltis com pouca elevação das pernas ficando em posição estacionaria, realizando movimento de empurrar a bola.                                                                                                                                                                                                                                                                  

Habilidade de Receber:  

Estágio: Estágio 4; Estágio Elementar Emergente Pegada com a mão.  

Justificativa: A postura do Marcelo não era adequada para o recebimento da bola, fazendo com que ficasse desequilibrado. _                                                                                                                                                                                                        _  

 

Criança 2 – José  

Habilidade de Chutar  

Estágio: Estágio 3; Estágio Elementar Emergente. Abordagem em movimento.                                                    

Justificativa: O José movimenta-se para frente, com pé arco para baixo, com oposição de braço e perna posteriormente um passo para frente por ele ser vergonhoso ao chutar a bola ele vai perdendo força e tempo ao chutar a bola, fazendo com que ele desaceleração ao chutar.                                      

 

Habilidade de Receber:  

Estágio: Estágio 1; Estágio Inicial,Reação Atrasada.                                                  

Justificativa: José ao ter contato com a bola, por ele não movimentar-se para ter o recebimento da bola quando ele tentava abraçar a bola, ela passa entre seus braços, por isso que  apresentava a ação do braço em atraso, mantenho os braços retos para frente até o contato com a bola e em seguida realizava um recuo em forma de concha até o peito e os pés parado.                                                                  

 

Apresente qual abordagem terapêutica em psicomotricidade se adequa melhor para ser utilizada para cada criança. Justifique sua resposta. (Para essa questão utilize a Unidade V do livro didático da disciplina)  

Criança 1 –  Marcelo  

Abordagem: Reeducação Psicomotora.                                                                      

Justificativa: É mais destinadas crianças com déficits motores ou aprendizagem, restabelecendo a organização no desenvolvimento por meio da atividade especifica                                                                                                                                                                                                                                                                                  

 

Criança 2 – José  

Abordagem: Terapia Psicomotoras, psicomotricidade relacional.                    

Justificativa: Um método de mediação corporal que ultiliza o jogo espontâneo privilegiando a comunicação não verbal, em espaço de liberdade.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 

Descreva a importância que o ato de brincar tem para os processos de ensino - aprendizagem para as crianças.  

Brincar é levar alegria para o aprendizado da criança desde bebê, até sua adolescência, analisando como a criança descobre o mundo no espaço escolar através das brincadeiras, exercitando a imaginação, desenvolvendo sua personalidade e suas habilidades, expressando sua autonomia diante dos objetos, trabalhando seu emocional e ampliando seus horizontes através da participação nas atividades lúdicas, com essas brincadeiras faz com que a criança tenha uma boa coordenação motora, aprendendo e se divertindo.  

Explicação:

Perguntas interessantes