*mano eu preciso pra agora, eu tou fazendo prova*
Uma das formas de fixar nitrogênio no solo é com a ajuda da energia fornecida pelos relâmpagos! Pois é, quem diria, os raios fixam nitrogênio! A descarga elétrica do relâmpago faz com que o N2 reaja com o oxigênio do ar, formando óxidos de nitrogênio. Estas moléculas, ainda usando a energia do relâmpago, são hidratadas com vapor d'água e viram nitrito. O nitrito mais energia do raio e aí está o nosso nitrato!!! Processo sem nenhum microorganismo, só com a ajuda dos relâmpagos! Porém, alguns microorganismos são especialistas nesta fixação. Que organismos são esses?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Fixação – é o nome que se da ao processo de transformação do N2 em compostos nitrogenados (compostos que tem nitrogênio, como a amônia).
A fixação pode acontecer de dois jeitos: Um deles, o principal na verdade, acontece através de microorganismos, como, por exemplo, as bactérias do gênero Rhizobium, existentes nos nódulos das raízes de plantas leguminosas (feijão, soja, ervilha…). Essas bactérias vão transformar o N2 em amônia (NH3). Só que a amônia é pouco aproveitada pelos vegetais. Então, outras bactérias também vão participar do processo, de modo que consigam chegar ao composto nitrato, que é usado em larga escala pelas plantas! – As nitrossomonas vão transformar a amônia em nitrito e as nitrobacter vão transformar o nitrito finalmente em nitrato!
O segundo modo de fixar nitrogênio no solo é com a ajuda da energia fornecida pelos relâmpagos! Pois é, quem diria, os raios fixam nitrogênio! A descarga elétrica do relâmpago faz com que o N2 reaja com o oxigênio do ar, formando óxidos de nitrogênio. Estas moléculas, ainda usando a energia do relâmpago, são hidratadas com vapor d`água e viram nitrito. O nitrito maaais energia do raio e aí está o nosso nitrato!!! Processo sem nenhum microorganismo, só com a ajuda dos relâmpagos!
Explicação:
espero ter ajudado :D