História, perguntado por raqueleduardavieirar, 10 meses atrás

Manifesto dos militares contra Goulart (...) As Forças Armadas do Brasil (...) manifestam (...) a absoluta inconveniência, na atual situação, do regresso ao país do vice-presidente, Sr. João Goulart. (...) Já ao tempo em que exercera o cargo de ministro do Trabalho, o Sr. João Goulart demonstrara, bem às claras, suas tendências ideológicas, incentivando e mesmo promovendo agitações sucessivas e frequentes nos meios sindicais (...). E não menos verdadeira foi a ampla infiltração (...) de ativos e conhecidos agentes do comunismo internacional, além de incontáveis elementos esquerdistas. (...) Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil. (...). (Fonte: Manifesto dos ministros das três Armas contra a posse de João Goulart, 30/8/1961. CARONE, E. A Quarta República(1945-1964). São Paulo/Rio de Janeiro: Difel, p. 183-184, 1980.) a) Qual é o assunto tratado na fonte acima? Explique o que você compreendeu a partir da leitura. b) A fonte acima foi elaborada por militares. Quais são as suas acusações em relação ao presidente João Goulart? O que propunham

Soluções para a tarefa

Respondido por bhianquinha009
50

Resposta:

A) O assunto tratado, relata uma revolta dos militares contra João Goulart e o depoimento deles contra Goulart.

No meu entendimento os militares colocaram João Goulart como um potencial risco para a nação brasileira por conta de suas ideologias e projetos.

B) Segundo os militares, João Goulart incentivava agitações nos meios sindicais, também foi acusado de infiltrações de agentes comunistas, entre outros.

Respondido por erickm5
2

A) O assunto tratado pelos militares neste manifesto contra o presidente João Goulart é a desconfiança de que ele poderia estar envolvido em conspirações e agitações comunistas.

B) Os militares acusam Jango de promover agitações sindicais e promover políticas de Estado que resultariam na anarquia e na destruição da estrutura da sociedade brasileira, mencionando inclusive a ameaça de uma guerra civil.

Os interesses militares no contexto do governo de João Goulart

É necessário lembrar que João Goulart não foi eleito para ser presidente do Brasil, e sim, vice-presidente.

Jango assumiu após a renúncia de Jânio Quadros. O governo de Quadros já havia sido marcado pela pressão das elites militares e latifundiárias, o que foi um dos motivos que o levou à renúncia.

Estas elites não admitiam, por exemplo, políticas de estado conhecidas como reformas de base, como a Reforma Agrária, tão necessária para diminuir a desigualdade social no Brasil, pois isso envolveria a desapropriação de grandes extensões de terras, pertencentes a estas elites.

Era, portanto, conveniente aos interesses destas elites acusar governos reformistas de comunistas, no auge da Guerra Fria, propondo uma intervenção e um golpe militar, o que acabou ocorrendo, de fato, em 1964.

Saiba mais sobre João Goulart em https://brainly.com.br/tarefa/238937

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes