Manifestações escritas que se apresentam na forma de trocas/omissões/inserções de letras, na falta de fluência do ritmo da escrita, nos apagamentos e nas hipo ou hipersegmentações, devem ser analisadas como a ) problema psicológico da criança. b ) hipóteses formuladas pelas crianças em processo de aquisição da linguagem escrita. c ) problema intelectual por parte da criança. d ) sinal de problema neurológico por parte da criança.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a ) hipóteses formuladas pelas crianças em processo de aquisição da linguagem escrita.
Não é considerado distúrbio algum. Muitos pensam ser psicológicos mas não é. É perfeitamente normal.
I. Crianças em processo de aquisição da escrita, quando produzem textos sem nenhuma ou com segmentações indevidas, podem estar trabalhando com a hipótese de que o que percebem como um fluxo contínuo de fala deve, como tal, ser representado na escrita.
II. Hipóteses formuladas em relação aos aspectos segmentais da escrita, presentes nas produções infantis, podem ser diagnosticadas equivocadamente como sinais de distúrbios de fluência oral e escrita, de percepção auditiva e visual, de atenção, de memória, pois parte-se da concepção de que existe uma relação direta entre oralidade e escrita.