Português, perguntado por beadrewmariz, 1 ano atrás

Maneiras facéis de saber quando a oração é :

Objetiva Direta
Objetiva Indireta
Predicativa
Completiva nominal
Subjetiva
Apositiva

Soluções para a tarefa

Respondido por cris515
5
OBJETIVAS DIRETAS

     Essas orações são aquelas que funcionam como objeto direto da oração principal. Objeto direto, para os que esqueceram, é o termo sem preposição que completa o sentido de um verbo. Para identificar uma oração desse tipo, proceda da seguinte forma:
1º. Isole a oração subordinada (aquele que começa pela conjunção QUE);
2º. Substitua essa oração pela palavra ISTO;
3º. Certamente, pela lógica do processo feito no exemplo anterior, a palavra ISTO funciona como sujeito da oração principal. Será? Veja o exemplo abaixo:

Ex.: O homem deseja que seus sonhos se realizem.
OBJETIVAS INDIRETAS

     São aquelas que funcionam como objeto indireto da oração principal. O objeto indireto é o termo acompanhado de preposição que completa o sentido de um verbo. O processo para se identificar esse tipo de oração é muito mais fácil. Veja como proceder:
1º. Identifique no período a conjunção subordinativa integrante (QUE ou SE);
2º. Observe se antes da conjunção subordinativa há uma preposição;
3º. Caso tenha preposição, observe se antes dela há um verbo;
4º. Caso tenha um verbo, a oração será subordinada substantiva objetiva indireta. No período deve vir a seguinte estrutura: VERBO + PREPOSIÇÃO + CONJUNÇÃO (que inicia a oração subordinada substantiva objetiva indireta).

Ex.: Não se pode duvidar de que ele seja honesto.

PREDICATIVAS

     São aquelas que funcionam como predicativo da oração principal. O predicativo, segundo a gramática, é o termo que caracteriza o sujeito ou o objeto da oração. Para identificar uma oração desse tipo, proceda da seguinte forma:
1º. Identifique, no período, a conjunção subordinativa (QUE ou SE);
2º. Se antes da conjunção houver um verbo de ligação, a oração que é introduzida pela conjunção é classificada como predicativa. Simples assim.

Ex.: Nossa maior alegria é que você seja feliz.

COMPLETIVAS NOMINAIS

     São aquelas que funcionam como complemento nominal da oração principal. Relembrando: o complemento nominal é o termo acompanhado de preposição que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). A forma para se identificar esse tipo de oração ocorre da mesma forma como mostrei no exemplo anterior, só que com uma diferença: no lugar de um verbo, é para vir um nome! Veja como proceder:
1º. Identifique na oração a conjunção subordinativa (QUE ou SE);
2º. Observe se antes da conjunção subordinativa há uma preposição;
3º. Se há preposição, observe se antes dela há um nome (geralmente é um substantivo, adjetivo ou advérbio).
4º. No período deve vir a seguinte estrutura: NOME + PREPOSIÇÃO + CONJUNÇÃO.

Ex.: Tenho esperança de que você nos ajude.

subjetivaEditar

É aquela que exerce a função de sujeito em relação ao verbo da oração principal. Vem introduzida pela conjunção subordinativa integrante que ou se. Possui função de sujeito, por possuir na oração principal apenas o predicado, ou ainda por não se saber ao certo quem é o sujeito se tomarmos em base apenas a oração principal (sujeito indeterminado).

É necessário que todos colaborem.

1ª oração: É necessário → oração principal.2ª oração: que todos colaborem. → oração subordinada substantiva subjetiva.

A oração subordinada substantiva subjetiva ocorre quando, na oração principal, são encontrados verbos nas seguintes condições:

Verbo unipessoal e intransitivo:

Acontece que ele é alérgico.

apositivaEditar

É aquela que exerce a função de aposto em relação a um termo da oração principal. Quando o aposto representar enumeração, a oração é separada por dois-pontos ou travessão. Quando representar resumo da oração principal, haverá o pronome substantivo tudo. Vem introduzida pela conjunção subordinativa integrante que — se, podendo vir expressa ou não. É apositiva porque no período simples possui função de aposto. Veja:

Período composto: Nos disseram isto em poucas palavras: que suporiam os fatos.Período simples: Nos disseram isto em poucas palavras: haveria suposições dos fatos.

A oração é subordinada apositiva porque no período simples, exerce função de aposto esfecificativo sobre o termo isto. No período composto, a função de aposto é atribuída à oração principal. É considerada substantiva porque seu núcleo, suposições, é substantivo.

Perguntas interessantes