"Mandacaru quando fulora na seca é um sinal que a chuva chega no sertão..." Você já ouviu este verso da música “Xote das Meninas” composta por Luis Gonzaga? Sabe o que é um Mandacaru? Tem ideia do que esse verso quer dizer?
1 ) Que características os Mandacarus apresentam, que os tornam bem adaptados aos climas secos?
2) Os mamíferos mantêm a temperatura corporal constante. Quando a temperatura está baixa eles precisam reter calor. Quando está alta, precisa perder calor. A forma mais comum de perder calor em ambientes quentes é a transpiração. Mas existe o risco de desidratação. Pense e responda: que características adaptativas os ratos-cangurus e os camelos apresentam que os tornam bem adaptados para viver nos desertos?
Soluções para a tarefa
1.
Ele possui espinhos já que com essas folhas adaptadas eles não perdem tanta água, diminuindo o risco de desidratação.
2.
Os camelos são adaptados para viver com pouca água por semanas, e os ratos-cangurus vivem sem água já que o que eles precisam são retirados das sementes.
1- O Mandacaru é uma planta que consegue viver em lugares com baixa disponibilidade de água, como o sertão nordestino brasileiro. Isso porque essa planta tem características que permitem o armazenamento de água em seu interior. Ela tem folhas modificadas em forma de espinho. Esse formato diminui a superfície destas folhas, diminuindo o espaço pelo qual a planta perderia água, devido à evaporação.
2- Animais, como o camelo e o rato-canguru estão perfeitamente adaptados à vida em ambientes muito secos. Muitos pensam que esses animais não precisam de água, mas isso não é verdade. Eles são bem resistentes à desidratação, sua urina é muito concentrada, ou seja, precisa de pouca água para ser eliminada. Suas fezes são secas e esses animais costumam não transpirar muito, para evitarem a perda d'água.