Mama África de Chico César – Disco Aos Vivos, 1995 – 2ª Faixa
A minha mãe É mãe solteira E tem que Fazer mamadeira Todo dia Além de trabalhar Como empacotadeira Nas Casas Bahia...(2x) Mama África, tem Tanto o que fazer Além de cuidar neném Além de fazer denguim Filhinho tem que entender Mama África vai e vem Mas não se afasta de você... Mama África A minha mãe É mãe solteira E tem que Fazer mamadeira Todo dia Além de trabalhar Como empacotadeira Nas Casas Bahia... Quando Mama sai de casa Seus filhos de olodunzam Rola o maior jazz Mama tem calo nos pés Mama precisa de paz... Mama não quer brincar mais Filhinho dá um tempo É tanto contratempo No ritmo de vida de mama... Mama África A minha mãe É mãe solteira E tem que Fazer mamadeira Todo dia Além de trabalhar Como empacotadeira Nas Casas Bahia...(2x) É do Senegal Ser negão, Senegal... Deve ser legal Ser negão, Senegal...(3x) Mama África A minha mãe É mãe solteira E tem que Fazer mamadeira Todo o dia Além de trabalhar Como empacotadeira Nas Casas Bahia...(2x) Mama África A minha mãe Mama África A minha mãe Mama África...
Pensando em como os diálogos entre os tempos históricos podem ocorrer numa mesma produção textual, apresentamos essa poesia musicada de Chico César que conversa com o leitor fazendo-o adentrar ao universo da maternidade com seus elementos sendo apresentados de forma metafórica. Quem é a África da música poema (Mama África) de Chico César? Utilize versos do poema musicado para exemplificar sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta:África é a representação das tantas mulheres(mama/mãe) negras (África) brasileiras (Bahia) pobres (empacotadeiras),batalhadoras(Além de trabalhar) que enfrentam inúmeros desafios todo dia (contra tempo), que se desdobram(tem tanto o que fazer) exaustivamente ( mama tem calo nos pés) entre subemprego (empacotadeira) e as tarefas domésticas (fazer mamadeira) ,e ainda criam com carinho (fazer denguim) os filhos(cuidar de neném) sem apoio do pai.
Explicação:
Perguntas interessantes