História, perguntado por MoonHana, 9 meses atrás

Malinche foi ou não uma traidora do povo Asteca?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
6

Malinche é ate hoje considerada pelos mexicanos uma traidora, pois ela foi oferecida para Cortés, mas como ela era uma fluente na lingua nativa ela foi usada como tradutor e logo se tornou esposa de Cortés. Ela é considerada traidora pois, de certo modo, contribuiu com a conquista do império Asteca.

É ISSO FALOU TCHAU, E ESPERO TER AJUDADO AÍ!

Respondido por 3691abril
2

Malinche e a Conquista do Império Azteca

Malinche era um rapariga, filha de pai e mãe Aztecas. Porém, o seu pai morreu na sua infância, e a sua mãe acabou por se voltar a casar com um Txalteca, pertecente a um dos povos subordinados ao Império Azteca. Fruto deste relacionamento, tiveram um filho. Porém, a mãe de Malinche morreu quando ele era uma adolescente, ficando esta a viver com o padrasto e o meio-irmão. Porém, o padrasto não gostava muito dela, e só se tinha casado com a sua mãe por interesse de ela ser Azteca.

Os povos subordinados ao Império Azteca tinham de pagar pesados impostos, os quais incluíam a entrega de pessoas para serem escravos, e sacrificados aos Deuses, ou usados para estudos médicos. Assim, o padrasto de Malinche deu-a para ser escrava, livrando-se dela. Porém, Malinche, devido à sua idade e beleza, não foi logo sacrificada.

Entretanto, chega Hermán Cortés ao Império Azteca, que faz diversas alianças com os povos subordinados ao Império, e tenta perceber a sua organização. Numa das suas "explorações" encontra Malinche. Acha-a tão bonita que decide comprá-la, porém, geralmente, só os médicos e os cientistas é que compram escravos. No entanto, o Conquistador tinha recebido inúmeros presentes valiosos, como ouro, cacau e platina, enviados pela parte de Montezuma, Tatloani Azteca, que lhe enviava presentes com a condição de que deixasse o Império. Com isto, Cortés comprou Malinche.

Malinche tinha uma grande facilidade para aprender línguas, e rapidamente aprendeu a falar Castelhano.

Malinche apaixonou-se pelo Conquistador, e tiveram um filho, Martín, que se acredita que tnha sido o primeiro cruzamento entre Europeus e povos Pré-Colombianos.

A par disto, Cortés tentava saber onde ficava a capital do Império, Tenochtitlán, mas todos se recusavam a dizer, pois tinham certezas de que, se fossem para Tenochtitlán, seriam mortos.

No entanto, Malinche indicou o caminho para Tenochtitlán. Além disso, contou a Cortés o maior segredo dos Aztecas, que só os Aztecas sabiam: os Aztecas nunca guerreavam de noite, pois, segundo as lendas, o Deus do Sol e da Guerra Huitzilopochtli tinha adotado-os como seus filhos, ficando os Aztecas com as mesmas características deste Deus, que perdia os seus poderes à noite.

Assim, Malinche contribuiu muito para a Conquista do Império Azteca. Depois de tudo isto, foi para Espanha, e foi obrigada a casar com um dos soldados de Hermán Cortés, que agora vivia com a filha de Montezuma. Porém, Malinche fugia e procurava Cortés, que a obrigava a casar com um outro Nobre Espanhol. Mas Malinche fugia sempre.

Malinche é considerada por muitos uma traidora do seu próprio povo. Ainda hoje, o nome Malinche é proibido no México, e usa-se frequentemente a expressão "Malinche!" para chamar traidor a alguém.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes