História, perguntado por ZildaMoraes, 1 ano atrás

"Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, pra que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes (...) Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história."

(Carta-Testamento de Getúlio Vargas)

Sobre o longo, conturbado e polêmico período de governo de Getúlio Vargas, é ERRADO afirmar que:
Escolha uma:
a. a despeito dos seus críticos, é possível dizer que Getúlio Vargas sempre governou de forma democrática, defendendo os interesses do povo e se colocando contra os interesses dos grandes empresários e banqueiros, como se lê na sua carta-testamento.
b. Em 1934, Getúlio foi eleito presidente por sufrágio indireto. Seu mandato deveria durar até 1938, quando seriam realizadas eleições diretas para a presidência.
c. Em 1950, Vargas foi eleito presidente da república, pela primeira vez pelo voto direto. Esse período na presidência foi marcado por um discurso fortemente nacionalista, pelos constantes apelos aos trabalhadores e pelos embates com uma oposição, nem sempre de forma democrática.
d. Em 1937, por meio de um golpe de estado, inaugurou-se o Estado Novo, pondo fim à campanha para presidente que estava em pleno curso. Terror policial, tortura e prisões ocorreram até 1945.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
19

A é falsa, Vargas liderou o Estado Novo, uma organização que, apesar de quaisquer simpatias políticas ou ideológicas que se possa ter, não era em sentido algum democrática, e sim ditatorial, perseguindo, prendendo, exilando e matando centenas de cidadãos.

B é verdadeira. Deu, contudo, um golpe e criou o Estado Novo antes que chegasse ao fim de seu mandato.

C é verdadeira, de modo que se tornou, em 1950, um símbolo do trabalhismo no Brasil.

D é verdadeira, tendo sido, durante este período, líder de um sistema político sanguinário.

Respondido por aochagas
0

Sobre os governos de Getúlio Vargas, podemos afirmar que a Alternativa incorreta é a Letra A, pois Getúlio Vargas, em 1937, deu um golpe civil, onde continuou presidente após o final de seu mandato, tornando-se um ditador.

A Era Vargas

Podemos considerar que a Era Vargas vai de 1930 a 1945 (durante toda a Segunda Guerra Mundial). Getúlio Vargas foi eleito Presidente da República em 1930 por meio de uma revolta contra a política Café com Leite, pacto entre os estados de São Paulo (café) com Minas Gerais (Leite), que revezavam os presidentes até essa revolução.

Getúlio entra em 1930 e só sai do poder em 45, passando por 3 fases do seu governo:

  • Governo Provisório até 1934
  • Governo Constitucional até 1937
  • Estado Novo até 1945

No seu Governo Provisório, ele assume após a Revolução e todo atrito que acontecia entre Washington Luís, Prestes e as Oligarquias dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

No Governo constitucional, Vargas é eleito presidente de forma indireta, voto por colégio eleitoral (mais ou menos a forma como são eleitos o Presidente dos EUA). Devendo ficar no poder até 1938. Foi o momento de maior centralização do Poder, frente também a política externa, que estava se inflamando para a Segunda Gerra Mundial.

Já o Período do Estado Novo, foi o período do Golpe de Estado convocado por Getúlio, para combater a Ameaça Comunista de entrar no país. Esse foi o período em que o Brasil teve o maior apelo populista, onde foram abertas diversas agências nacionais. Com o fim da Segunda Guerra, Getúlio saiu do poder, mas é eleito por voto popular novamente em 1950.

Veja mais sobre o Estado Novo em: https://brainly.com.br/tarefa/6501984

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes