Geografia, perguntado por yasminconceicao49, 4 meses atrás

Mais uma pergunta urgente!

PRIMAVERA ÁRABE

Em 2010, o Oriente Médio e o norte da África foram sacudidos por uma série de revoltas populares que ainda trazem consequências para a região. Habitantes de países como Tunísia, Líbia e Egito foram às ruas para protestar contra governos repressivos e reivindicar melhores condições de vida. O movimento ganhou o nome de Primavera Árabe.

Assim, responda as questões:
1) O que foi esse movimento e quais suas pautas?
2) Quais as principais causas?
3) O processo da Primavera Árabe iniciou-se na Tunísia, em dezembro de 2010, e se estendeu por
diversos países. Destaque um caso da Primavera Árabe em particular em um destes países e discorra
sobre ele.
4) Quais os benefícios sociais que a Primavera Árabe trouxe para os países envolvidos?
5) Qual foi o papel das redes sociais neste movimento?


yasminconceicao49: Por favor me ajudem!
yasminconceicao49: Alguém?

Soluções para a tarefa

Respondido por wesleybatistadosanto
5

Resposta:

1. Primavera Árabe foi uma série de revoltas populares que eclodiram em mais de 10 países no Oriente Médio e na região norte da África. A Tunísia foi o berço de revoluções que se espalharam pelas nações vizinhas em oposição às altas taxas de desemprego, precárias condições de vida, corrupção e governos autoritários.

2. As revoltas foram motivadas principalmente pela corrupção dos governos autoritários da região, pelas altas taxas de desemprego e pela falta de democracia.

3. A Primavera Árabe não se trata de um evento, de algo breve ou de uma estação do ano, trata-se de um período de transformações históricas nos rumos da política mundial. Entende-se por Primavera Árabe a onda de protestos e revoluções ocorridas no Oriente Médio e norte do continente africano em que a população foi às ruas para derrubar ditadores ou reivindicar melhores condições sociais de vida.

Tudo começou em dezembro de 2010 na Tunísia, com a derrubada do ditador Zine El Abidini Ben Ali. Em seguida, a onda de protestos se arrastou para outros países. No total, entre países que passaram e que ainda estão passando por suas revoluções, somam-se à Tunísia: Líbia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Síria, Jordânia e Omã. Veja abaixo as principais informações a respeito de cada uma dessas revoluções.

4. A Primavera Árabe também marcou o início do levante na Síria, país que hoje é palco de uma guerra civil envolvendo simpatizantes e opositores do presidente Bashar al-Assad. Por outro lado, a onda de protestos também teve outras consequências menos previsíveis.

5.

As redes sociais desempenharam um papel considerável nos recentes movimentos contra a ditadura nos países árabes. A propagação do movimento conhecido como Primavera Árabe, que começou em 2010 na Tunísia, para todo o Norte da África e Oriente Médio não teria sido a mesma sem os recursos proporcionados pela internet.

Explicação:


yasminconceicao49: Você me salvou muuuuuuito obrigada
wesleybatistadosanto: dnd
Perguntas interessantes