Mais que a aventura e o zelo missionário de cristianizar os indígenas, o motor da conquista foi a ânsia do lucro. Os conquistadores espanhóis partiam atrás do sonho do ouro, das montanhas de ouro que os relatos indígenas diziam existir no continente. CACERES, F. A colonização da América espanhola. In: História da América. São Paulo: Moderna, 1992 (adaptado). Na América espanhola, uma das consequências sociais do processo descrito no texto foi a a) intensificação do fluxo de trabalhadores livres na região. b) transferência do governo político da metrópole para a colônia. c) construção de grandes centros bancários e do sistema burocrático interno. d) exploração de metais preciosos por parte de vários países aliados da Espanha. e) formação de centros urbanos com a infraestrutura precária e escassez de recursos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Letra d.
Por intermédio desse processo de evidente exploração realizado pelos colonizadores, pudemos observar a formação de diferentes centros que eram destinados ao abrigo dos então exploradores.
Esses abrigos não apresentavam infraestrutura boa, ou sequer, recursos eficientes e necessários para uma estadia mais adequada na região. Entretanto, foram de grande importância para a exploração realizada pelos então colonizadores.
Perguntas interessantes