História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás


"(...) mais fortes, mais robustos, mais entroncados, mais bem dispostos e menos sujeitos a moléstias, havendo entre eles muito poucos coxos, disformes, aleijados ou doentios."

(Jean de Lery, "Viagem à Terra do Brasil", RJ, BIBLIEX, p. 101)

A partir do fragmento de Jean de Lery, sobre a vida dos ameríndios no litoral da América Portuguesa, no século XIX, é possível afirmar que:


Alternativas:

a)
o português não serviria como trabalhador na colônia por sua aversão à atividade agrícola e sua total incapacidade de viver em um ambiente tropical desprovido dos prazeres existentes em sua terra de origem.

b)
a América Portuguesa, ao contrário da Espanhola, seria incapaz de gerar riquezas para a sua metrópole, e seus habitantes tradicionais sempre foram hostis para com os colonos, dificultando o contato entre eles.

c)
as práticas indígenas de canibalismo e as guerras intertribais horrorizavam os colonos, o que levou a repudiar qualquer contato entre eles e a estimular a vinda de africanos muito mais civilizados.

d)
o ameríndio, desacostumado às práticas do trabalho sistemático para outro, era tratado como preguiçoso, enquanto o africano, retirado à força de sua terra, recebia a pecha de ser um "bom trabalhador" (escravo).

2)
Apósbreve reflexão sobre os fragmentos a seguir, assinale a correta:

"Mas, deixado isto a parte, tirais estas terras àqueles mesmos portugueses, a quem escolhestes, entre todas as nações do mundo para conquistadores da vossa fé, e a quem destes por armas, como insígnia e divisa singular, vossas próprias chagas. — E será bem, supremo Senhor e Governador do universo, que às sagradas quinas de Portugal, e às armas e chagas de Cristo, sucedam as heréticas listas de Holanda, rebeldes a seu rei e a Deus? Será bem que estas se vejam tremular aos ventos vitoriosas, e aquelas abatidas, arrastadas e ignominiosamente rendidas?" (Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda (1640), de Padre Antônio Vieira.)

Alternativas:

a)
O fragmento é documento da época da presença holandesa no Brasil; no fragmento Pe. Antônio Vieira faz um apelo a Deus, em defesa da guerra contra os holandeses, que são de credo protestantes.

b)
Busca justificar a presença dos holandeses no Nordeste brasileiro após acordo religioso entre a igreja católica e a anglicana para expansão da fé luterana em solo americano;

c)
Reconhece o poder dos nativos americanos e africanos na formação do quilombo dos Palmares como resistência a presença holandesa no século XVII;

d)
Desiludido Pe. Vieira transfere ao "Senhor Deus, Governador do Universo" a responsabilidade por apontar o meios de superação da presença e dominação dos holandeses em solo brasileiro.

3)
Busque refletir para assinalar a correta:

"A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.)

Alternativas:

a)
Ao buscar compreender a língua predominante no continente americano os portugueses -em especial os jesuítas, corroboraram na construção de uma nova língua continental, facilitando a preservação da cultura indígena;

b)
Sempre constituiu uma preocupação do colonizador português conhecer e preservar os valores culturais dos povos nativos do continente, sendo as missões fundadas com este objetivo;

c)
Os valores eurocêntricos -em regra- atribuíam as diferença cultural entre nativos a falta de "civilização", considerando os nativos seres inferiores.

d)
Os colonizadores aproveitaram da desorganização social, política e econômica dos indígenas do continente para realizarem experiências de socialismo primitivo;

4)
Sobre as bases do Colonialismo português, no Brasil, assinale a correta:

Alternativas:

a)
agricultura colonial fundamentada nas pequenas e médias propriedades destinadas à lavoura de subsistência, mormente milho e mandioca.

b)
o mercantilismo, com implantação do Sistema Plantation, a partir dos valores do Colonialismo.

c)
pequena propriedade destina a produção em larga escala para a indústria inglesa, na América do Norte.

d)
era estimulado o desenvolvimento e produção destinada as necessidades de seu mercado interno.

5)
Assinale a correta sobre o Estado:

Alternativas:

a)
foi o responsável pela organização da Expansão Marítima, que resultou nos "grandes descobrimentos", entre outras ações.

b)
nasceu na segunda metade do século XVII, com ajuda dos Holandeses e dos Ingleses, para o triunfo português no Colonialismo.

c)
Portugal e Espanha desenvolveram projeto único de Expansão Marítima que resultou na conquista das Índias e em grande triunfo econômico.

d)
foram os judeus em aliança com a Igreja Católica os grandes responsáveis pela organização do Estado e pelo sucesso na extração aurífera.


janesantana: qual a resposta destas perguntas
soninhasouza7: A resposta certa é 1 D, 2 A, 3 C, 4 B, 5 A ( <3 )
raffaeldettemborn: conferi!! suas respostas estão todas certas!!!obrigado
Elianeps25: Passou sem erros. Obrigada !!!!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
16
Bom dia!

1. Os ameríndios eram tidos como folgados e inúteis para o trabalho, os negros, por sua força e cultura de trabalho, eram melhor vistos. Letra d).

2. O texto refere-se a um documento da época em que os holandeses ocuparam regiões do nordeste brasileiro. O padre clama a Deus pela defesa dos interesses portugueses. Letra a)

3. Os europeus, por seu etnocentrismo, enxergavam a "falta de civilização" dos selvagens como motivo para tratá-los como inferiores. Letra c)

4. O sistema que vigorou no colonialismo português foi o plantation, visando monocultura e exportação. Letra B)

5. O Estado foi o financiador das expansões marítimas. Letra a).

Abraços!
Perguntas interessantes