mais do que uma colônia belga o Congo se transformou em propriedade pessoal do Rei e toda a riqueza e os lucros obtidos com a exploração e comercialização dos recursos locais e iam para os cofres de Leopoldo.[...]o monarca fez alianças com poderosos pouco escrupulosos da região e guerreou contra outros tantos se tornando eventualmente o senhor absoluto de todo o território.[...]
Esse texto descreve um processo de
A.diplomacia
B.dominação
C.emancipação
D.resistência
ME AJUDEM PFV!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
A letra B está correta, pois a história do Congo, assim como a de vários outros países do continente africano é marcada por um cenário de exploração e dominação colonial. Quando a partilha da África aconteceu, a Bélgica ganhou o direito de explorar o território.
O rei belga Leopoldo II através de suas empresas além de explorar as riquezas da região, escravizava os moradores, impondo trabalhos forçados e castigos desumanos para quem não cumprisse a sua cota de trabalho.
As atrocidades que ocorreram no Congo foram tão grandes que acabaram denunciadas por estrangeiros como jornalistas e religiosos. A imprensa representava o rei como um homem cruel que só visava o poder e o dinheiro e também como uma pessoa extremamente prejudicial aos congoleses. O episódio virou um escândalo internacional, mas o Congo só se tornaria independente em 1960.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/164573