Mais de 850 municípios brasileiros enfrentam problemas por falta de água em 2017
Em 2017, em todo o Brasil, já são 872 as cidades com reconhecimento federal de situação de emergência causada por um longo período de estiagem. A região mais afetada é a do Nordeste e o estado da Paraíba é o que concentra maior número de municípios, com 198 que comunicaram o problema à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
O professor Sérgio Koide, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), explica que o que deflagra o processo da crise hídrica é o clima, mas a falta de planejamento faz com que a margem de segurança entre a oferta e a demanda seja muito pequena. “Com um bom planejamento e com investimentos, você consegue fazer uma gestão mesmo em situações de certa escassez de recursos”, explica.
Para ele, o risco de insuficiência de água para o abastecimento ocorre quando o planejamento não é cumprido, na medida que a oferta vai se aproximando da demanda. “Neste caso, é preciso fazer um novo planejamento, com antecedência, e adotar as medidas necessárias, como investimentos em obras, para evitar a falta de abastecimento.
Assinale a opção que apresenta a alternativa incorreta sobre degradação da água e a crise hídrica:
Escolha uma:
A. A escassez de água afeta tanto as atividades humanas quanto a manutenção dos organismos aquáticos e terrestres que dela dependem para subsistir.
B. A diminuição da oferta de água de uma região pode estar ligada à deterioração das margens de rios e lagos, antes utilizados como mananciais para o abastecimento de água.
C. A preservação das áreas de proteção permanente, considerando margens de rios, lagos e córregos, é considerada importante para a manutenção do abastecimento de água nesses mananciais.
D. A captação excessiva de água dos lagos, córregos e rios para realização de irrigação de grandes lavouras pode diminuir o volume disponível para o sistema de abastecimento de água de uma determinada região.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta certa: A preservação das áreas de proteção permanente, considerando margens de rios, lagos e córregos, é considerada importante para a manutenção do abastecimento de água nesses mananciais.
CONFIRMADO NO AVA!
Respondido por
1
Resposta:
Resposta certa: A
Explicação:Resposta certa: A preservação das áreas de proteção permanente, considerando margens de rios, l
Perguntas interessantes
Inglês,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás