Mais 20 pontos
1-Discorra sobre o processo de urbanização ocorrido nos países subdesenvolvidos e no continente europeu:
2- Defina urbanização:
3-Qual a diferença entre urbanização e crescimento urbano?
4-Diferencie cidade de município:
5-Conceitue os fenômenos urbanos a seguir:
a)Macrocefalia urbana
b)Conurbação
c)Favelização
d)Periferização
e)Verticalização
Soluções para a tarefa
1- O processo de urbanização na Europa e em países subdesenvolvidos apresenta diferenças significativas e que estão diretamente relacionadas ao processo de industrialização. Na Europa, o processo de industrialização passou por diferentes etapas (1ª, 2ª e 3ª Revoluções Industriais), e foi evoluindo gradativamente. Já nos países subdesenvolvidos, a urbanização também acompanhou o ritmo da industrialização, porém como esse processo ocorreu em um curto espaço de tempo, foi possível perceber que a urbanização ocorreu de maneira rápida e desordenada.
2- Podemos definir cidade como sendo a concentração de um grande número de pessoas em uma determinada porção do espaço geográfico, onde nela se estabelecem relações sociais, econômicas e de prestação de serviços.
3- Urbanização: É o aumento da população urbana em relação a população rural. Crescimento Urbano: É a expansão da própria cidade.
4- Resumindo: o município é um território composto por uma área rural e algumas áreas urbanizadas, que chamamos de cidades.
5- a) macrocefalia urbana é um fenômeno que consiste na existência de uma rede de centros urbanos muito desequilibrada em quantidade de população, em países, estados ou regiões.
b) extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.
c) é um assentamento urbano informal densamente povoado caracterizado por moradias precárias e miséria.
d) Condição que impede que classes mais baixas permaneçam em lugares mais valorizados, como os centros das cidades, levando-as a morar nas regiões da periferia urbana.
e) Verticalização é um processo urbanístico que consiste na construção de grandes e inúmeros edifícios e costuma resultar na densificação populacional.