) Maior concentração industrial, no Brasil, acha-se na região Sudeste. Uma das fortes razões para isso é: a) ( ) a chegada dos imigrantes japoneses à região em meados deste século. b) ( ) o patrimônio adquirido com a venda de produtos minerais como ferro, manganês e carvão. c) ( ) o aumento das exportações de produtos agrícolas bem diversificados após a crise do café. d) ( ) a reforma agrária processada no Governo de Carvalho Pinto. e) ( ) o acúmulo de capitais obtidos com a lavoura do café e aplicados às atividades industriais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa E
Explicação:
a produção de café na região foi intensa nos séculos XIV e XX na região, interferindo até mesmo na política - havendo o perído chamado "café com leite", onde a presidência do país, nos primeiros anos de república, foi alternada entre um representante mineiro e outro paulista-. Ademais, o período de alta do café não só foi causado devido à Revolução Industrial - já que o consumo estava aumentando em todo o mundo devido às longas jornadas de trabalho exigidas pelas fábricas - como também coincidiu com o período de industrialiação brasileira, daí os lucros serem destinados a essa modernização
As riquezas produzidas com as lavouras de café contribuíram para a concentração industrial da Região Sudeste do Brasil (letra E).
Isso ocorre porque os grandes fazendeiros ganharam muito dinheiro com as exportações de café para outros países. Desse modo, a concentração do dinheiro contribuiu para a criação de indústrias focadas na fabricação de bens de consumo essenciais para o atendimento das necessidades da população.
Como exemplo de indústria que foi instalada logo no início do processo de industrialização do país, podemos citar: indústria de beneficiamento do café.
Dessa forma, fica claro que os poderes financeiros e políticos foram determinantes para a concentração industrial em toda a Região Sudeste.
Aprenda mais acessando este link: https://brainly.com.br/tarefa/19134788
Mantenha-se focado(a) em seus estudos!