Maior ainda melhor
Na Ilha da Magia, um ciclo virtuoso começou com a proibição da indústria pesada.
Uma das tristes verdades do mundo em desenvolvimento é que o boom da população urbana costuma ser uma má notícia. De Jacarta ao Rio de Janeiro, mais pessoas normalmente significam mais guetos, mais crime e menos vida econômica. Esse é um dos motivos pelos quais os urbanos das grandes cidades estão se mudando para lugares como Florianópolis, uma cidade-ilha 700 quilômetros ao sul de São Paulo, onde maior nem sempre significa pior.
Entre 1970 e 2004, a população de Florianópolis triplicou. E também o número de favelas. Mas a economia local quintuplicou e a renda cresceu na mesma proporção. Em busca de oportunidades, urbanas e rurais, de colarinho branco e azul, afluiram. Com cerca de uma centena de praias que revestem a "ilha mágica", o turismo está prosperando. E enquanto muitas cidades brasileiras lutam para passar de chaminés a vice-presidentes de serpresentes, Florianópolis está tendo sucesso. Graças em parte a uma regra federal que por décadas proibiu a indústria pesada na ilha, os administradores municipais promoveram obras públicas mais limpas e acabaram com uma rede de universidades públicas e privadas que fazem desta uma das cidades mais eruditas do Brasil.
Para atender a exigente multidão acadêmica, a cidade investiu pesadamente em tudo, de estradas a escolas, e agora Florianópolis está em alta em todas as medidas de desenvolvimento, desde alfabetização (97%) até eletrificação (perto de 100%). No final da década de 1990, empresas privadas estavam migrando para a ilha ou saindo de uma "incubadora" de tecnologia na universidade federal. (Entre as inovações que eclodiu: as urnas computadorizadas que tornaram as eleições brasileiras livres de fraudes e eficientes.) As autoridades locais agora dizem que seu objetivo é ser o Vale do Silício do Brasil, com praias. Não os exclua.
Muita gente de outros grandes centros veio para Florianópolis porque:
0 pontos
a) a cidade fica a 700 km de São Paulo.
b) uma população de lá triplicou.
c) a qualidade de vida lá é o melhor.
d) há menos vida econômica lá.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
C) a qualidade de vida lá é melhor
Explicação:
Acredito que seja essa, espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Artes,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás