Mahatma Gandhi (1869-1948) foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano. Seu poder de liderança levou a população indiana a reagir ao domínio do colonizador (a Índia foi colônia da Inglaterra até o ano de 1947). Baseou-se na desobediência civil e no princípio da não violência como forma de protestar. Sua forma de ação política inspirou gerações de ativistas democráticos e antirracismo, inspirou, por exemplo, Martin Luther King, nos Estados Unidos, e Nelson Mandela, na África do Sul. A partir do entendimento dos três tipos puros de dominação legítima weberiano, que tipo de dominação seria a exercida por Gandhi sobre seu povo? Justifique sua resposta. *
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
O texto se refere a noção de dominação carismática.
Segundo Weber, a dominação carismática está relacionada a devoção dos indivíduos por parte do sistema coercitivo que os coage.
Nessa modalidade de dominação, o poder racional cria manifestações de legitimidade em torno da competência do indivíduo, através do privilégio, onde o trabalhador deve seguir a missão do patrão ou chefe a partir de seus atributos carismáticos.
Perguntas interessantes