Português, perguntado por joanarodrigues19076, 10 meses atrás

Mãe que narra jogos do Palmeiras ao filho cego vence prêmio da Fifa

A história da mãe palmeirense que narra os jogos do time alviverde para o filho cego ganhou reconhecimento mundial nesta segunda-feira (23). Em cerimônia realizada na cidade de Milão, Silvia Grecco e Nickollas, 11, foram os vencedores do prêmio Fan Award 2019, da Fifa, que premia torcedores símbolo a cada temporada.

A dupla, que já emocionara o mundo do futebol com imagens que viralizaram pela internet, comoveu também os presentes no evento.

No discurso, Silvia falou sobre o poder de transformação do futebol e destacou outra história que concorreu ao prêmio, a do uruguaio Justo Sánchez, torcedor do Cerro, de Montevidéu, que passou a torcer pelo rival Rampla Juniors em homenagem ao filho, que morreu e era torcedor da equipe.

"Eu gostaria de compartilhar este prêmio com o senhor Justo Sánchez, que também tem uma linda história de amor com o filho dele. Sinta-se também homenageado, senhor Justo", disse Silvia, segurando a mão do filho, no palco da cerimônia da Fifa.

"Nickollas, aqui na frente tem uma plateia com muitas pessoas, muitos jogadores, muitos ídolos. Nós estamos aqui representando nosso time, Palmeiras, e representando todos os torcedores do Brasil e do mundo, todos aqueles que torcem pela pessoa com deficiência. O futebol pode transformar a vida dessas pessoas. É muito amor, muita dedicação", completou a palmeirense.

​​Nickollas nasceu cinco meses prematuro e, devido às complicações, sua retina não se formou. Além da deficiência visual, ele também foi diagnosticado com autismo leve.

Silvia adotou Nickollas quando ele ainda tinha quatro meses de vida. Para ajudá-lo a conviver com situações do cotidiano, passou a levá-lo aos jogos do Palmeiras.

No início, a mãe colocava o rádio no celular e Nickollas ouvia as partidas com um fone, mas se contagiava com o barulho da torcida e tirava o aparelho do ouvido. Então, Silvia passou a narrar os jogos da equipe com detalhes para filho.

(Fonte: Folha de São Paulo)

Questões:
1. A que gênero textual percente esse texto?
a) relatório
b) notícia
c) reportagem
d) manifesto

2. Qual o assunto desse texto?

3. A que conclusões o leitor pode chegar com a leitura desse texto?

4. A partir da reportagem lida, elabore um texto dissertativo sobre o tema "O que podemos aprender com a história de Nickolas e sua mãe?"


me ajude por favor!

desde já agradeço!​

Soluções para a tarefa

Respondido por shirleymsgaldino
62

Resposta:

1. A que gênero textual pertence esse texto?

c) reportagem

2. Qual o assunto desse texto?

Mãe que narra jogos de futebol para o filho cego.

3. A que conclusões o leitor pode chegar com a leitura desse texto?

Que muitas vidas de pessoas portadoras de deficiência, seja ela qual for, podem ser mudadas, a partir da compreensão, do amor e do interesse das outras pessoas em ajudá-las.

Por trás de toda história de sucesso, tem sempre como alicerce o amor e a dedicação.

4. A partir da reportagem lida, elabore um texto dissertativo sobre o tema “O que

podemos aprender com a história de Nickolas e sua mãe.

Olhando para a reportagem sobre o Nickolas e sua mãe, entendemos que existe um universo onde a representatividade da escolha em ajudar uma pessoa com deficiência se tornar muito importante e rica, quando o final leva ao reconhecimento de sucesso por todo esforço empregado, melhor ainda.

Acredito que o que levou a mãe de Nickolas a narrar as partidas de futebol para o filho, foi  a percepção da dificuldade que ele tinha em usar sua imaginação já tão limitada pela sua deficiência, e enxergando com esta clareza pela perspectiva da mãe, ele se sentiu mais encorajado e feliz, dando a sua mãe o prazer de estar fazendo isso por seu filho.

Quando nos colocamos no lugar do outro se tornar mais fácil encontrarmos soluções simples e práticas para vários eventos em nossas vidas, que nos levarão por caminhos jamais imaginados e lugares jamais visitados, mesmo que a nossa imaginação seja limitada,  nossos sentimentos nos levarão além.  

E foi assim que aconteceu com Nickolas e sua mãe, que atravessaram as fronteiras de sua casa e sua cidade e foram além, hoje se tornaram um ícone de respeito, carinho, lealdade e amor.  

Hoje são uma amostra de que a deficiência pode e deve sert estimulada de maneira sempre positiva, para que a pessoa portadora de deficiência saiba que ela faz parte de uma sociedade eque ajuda e proteje seu portador de deficiência.

Explicação:


joanarodrigues19076: obrigada
Respondido por yuri14rodrigues
2

1. O gênero textual que este texto pertence é:

b) notícia

2. O assunto desse texto é que uma mãe e um filho torcedores do time de futebol do Palmeiras ganharam um prêmio internacional, que categoriza os torcedores considerados "símbolos".

3. As conclusões que os leitores poderão ter com esta leitura é sobre o amor e também a solidariedade que uma mãe poderá ter com o filho, sendo algo emocionante.

4. Um texto dissertativo sobre este texto seria "Quando os familiares se ajudam sempre em algum momento de dificuldade ou de algo extremo, podemos então compreender que o amor vai além de qualquer situação.

Dissertação sobre o texto

Através das mídias sociais, temos que este gesto da mãe de Nickollas, Silvia, sempre que vão ao estádio do Palmeiras ela narra os jogos para o seu filho que possui uma necessidade especial."

Veja mais sobre textos dissertativos em

https://brainly.com.br/tarefa/31187082

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes