Macunaíma
A inteligência do herói [Macunaíma] estava muito perturbada. As cunhãs rindo tinham ensinado pra ele
que o sagui-açu não era saguim não, chamava elevador e era uma máquina. De-manhãzinha ensinaram
que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros não eram nada disso não, eram mas
cláxons campainhas apitos buzinas e tudo era máquina. As onças pardas não eram onças pardas, se
chamavam fordes hupmobiles chevrolés dodges mármons (carros) e eram máquinas. Os tamanduás os
boitatás as inajás de curuatás de fumo, em vez eram caminhões bondes autobondes (ônibus) anúnciosluminosos relógios faróis rádios motocicletas telefones gorjetas postes chaminés... Eram máquinas e
tudo na cidade era só máquina!
Vocabulário
sagui-açu: (açú = de grande porte) saguiguaçu = macaco da Mata Atlântica.
Mauari: Maguari = ave comum no rio Grande do sul, existente também na Amazônia e nordeste do Brasil.
Cunhãs: mulheres jovens, companheiras dos índios; no contexto são prostitutas.
Cuquiada: cucar, canto do cuco.
esturro: estrondo; vozes de certas feras, rugido, urro.
Cláxon: Kláxon = buzina de carro ou alarme elétrico.
inajá: grande palmeira nativa do Brasil.
Curuatá: gravatá = planta ornamental.
1. Há no trecho uma clara oposição entre dois ambientes distintos. Que ambientes são estes?
2. O trecho transcrito mostra o momento em que o personagem principal acabara de chegar a São
Paulo. Descreva brevemente as principais características desta cidade que Macunaíma encontra.
3. Quanto à forma, o texto de Mário de Andrade apresenta uma particularidade. Aponte-a e explique porque ela se encaixa no ideário modernista.
#alguém pode ajuda por favor??????
Soluções para a tarefa
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Resposta:
1. O da floresta e o ambiente urbano.
2. Na descrição das características do novo ambiente, são recorrentes as menções às maquinas e aos incessantes ruídos da modernidade, como buzinas, campainhas, alarmes. As máquinas são comparadas a grandes animais e os ruídos às "vozes" destes animais.
3. Há no texto uma liberdade formal que permite ao autor menor rigor na apresentação de sua escrita, sobretudo na pontuação. Em trechos como "ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros", Mário não faz uso de vírgulas, procedimento inadequado de acordo com a norma culta da língua, mas lícito de acordo com a proposição principal do Modernismo de liberdade e rompimento do formalismo na escrita.
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