Matemática, perguntado por maisaldanha, 1 ano atrás

(Mackenzie) Um segmento de reta de
comprimento 8 movimenta-se no plano mantendo
suas extremidades P e Q apoiadas nos eixos 0x e 0y,
respectivamente. Entre os pontos do lugar geométrico
descrito pelo ponto médio de PQ, o de maior
ordenada possui abscissa:
a) - 2.
b) - 1.
c) 0.
d) 1.
e) 2.
Sei que a resposta é C, quero saber o porquê.

Soluções para a tarefa

Respondido por GuhBarros
2
Boom Diaa!
Sim, Exatamente.. a Resposta é a Letra C..
Mas Vamos Entender..

Há Uma Reta, De Comprimento 8 Ou Seja:
-3
-2
-1
0 ----( x e y se encontram aqui )
1
2
3
4

O x e o y estao Na Origem (0,0)..
O Ponto Médio é o Ponto que se Encontra Entre o Ponto x e y Numa Reta.. Exemplo: ( x= 4 / y = 2 .. O Ponto Medio será 3, Pois está entre o x e o y.. )

Mas Na Questao Proposta.. o x e o y se encontram na Origem.. Entao Consequentemente, Oque Fica Entre 0 e 0.. Nada.. Ou Seja, O Proprio 0..

Resposta: Letra C (0)
Respondido por andrerg02
0

Resposta:

(C)

Explicação passo-a-passo:

Temos que o segmento tem 8cm, logo podemos começar com P e Q fixos em -4 \sqrt{2}, formando um triângulo retângulo isósceles. Devemos encontrar a distância do ponto médio desse segmento (localizado em M(-2\sqrt{2}, -2\sqrt{2})) até a origem (0,0).

(Irei fazer com semelhança de triângulos)

O semento \overline{MO} é perpendicular ao segmento de 8cm, assim como seu ponto médio. Também \triangle MOQ \equiv \triangle MOP, pelo caso LLL. Como \triangle MOQ é retângulo, MQ = MP = 4 e OQ = 4\sqrt{2}, temos que \overline{MO} = 4, pois a hipotenusa é igual a l\sqrt{2}.

Agora, devemos ver a projeção de M sobre 0x e 0y, de modo que seu valor seja o maior possível em módulo. É fácil ver que isso ocorre para x(-8,0) e y(0,-8), nos dando as projeções M_{x}(-4,0) e M_{y}(0,-4). Com essas informações, temos que a distância de M até o centro é sempre 4, logo o lugar geométrico de M é uma circunferência de raio 4 e centro (0,0).

Portanto o lugar geométrico de M é descrito por x^{2} + y^{2} = 16 e o maior valor de sua ordenada é y = 4, que nos dá x = 0.

Perguntas interessantes