Biologia, perguntado por TafnesAntoniola, 10 meses atrás

Mackenzie
Os indivíduos 1, 3, 5 e 6 Pertencem ao grupo sanguíneo A., O indivíduo 2 pertence ao tipo O e o indivíduo 4 pertence ao tipo B. Sabendo-se que a polidactilia é devida um gene autossômico dominante, a probabilidade de o casal 5 × 6 ter uma criança pertencente ao tipo sanguíneo A e normal para polidactilia é de?

A) 1/4
B) 3/4
C) 1/12
D) 3/16
E) 1/16

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por vIkeda
3

A probabilidade do casal 5x6 ter uma criança do tipo sanguíneo A e normal para polidactilia é de 3/16. Portanto, alternativa D) está correta.

Como encontrar a probabilidade de nascer do tipo sanguíneo A e sem polidactilia?

Inicialmente, para descobrirmos a probabilidade da criança nascer com determinada característica, devemos encontrar o genótipo dos indivíduos 5 e 6 para ambas as características.

  • Passo 1. Genótipo para o tipo sanguíneo

Sabendo que o indivíduo 2 possui o sangue do tipo O (genótipo ii), podemos afirmar que o indivíduo 5 necessariamente possui o genótipo I^{a}i para o tipo sanguíneo - pois ele deve herdar parte do genótipo do pai, e ele só pode fornecer "i".

O mesmo raciocínio anterior se aplica ao indivíduo 6. Sabendo que possui o sangue do tipo A e que necessariamente ele deve herdar parte do genótipo do pai, a única possibilidade é que o indivíduo 4 forneceu o alelo "i". Podemos afirmar então que o genótipo do indivíduo 6 também é I^{a}i para o tipo sanguíneo.

  • Passo 2. Genótipo para a polidactilia

Sabendo que essa condição é dominante e que ambos os parentais à possui, podemos afirmar inicialmente que o genótipo dos indivíduos 5 e 6 é P_. Entretanto, como dito anteriormente, eles devem herdar metade do genótipo dos pais e, nesse caso, ambos os pais (indivíduos 2 e 4) não possuem essa condição (genótipo pp). Logo, eles só podem fornecer o alelo "p".

A partir disso, conclui-se que o genótipo dos indivíduos 5 e 6 para a polidactilia é Pp.

  • Passo 3. Cruzamento para encontrar a probabilidade

Sabendo o genótipo dos dois indivíduos, podemos realizar dois cruzamentos para encontrar a probabilidade. Para facilitar o entendimento, vamos desenvolver uma tabela em que a primeira linha e coluna representam os gametas que os parentais podem gerar. Então, temos:

- Tipo sanguíneo

\left[\begin{array}{ccc}&Ia&i\\Ia&IaIa&Iai\\i&Iai&ii\end{array}\right]

A probabilidade da criança nascer com o tipo sanguíneo A (genótipos I^{a}i  ou I^{a}I^{a}) é  \frac{3}{4}.

- Polidactilia

\left[\begin{array}{ccc}&P&p\\P&PP&Pp\\p&Pp&pp\end{array}\right]

A probabilidade da criança nascer sem polidactilia (genótipo pp) é  \frac{1}{4}.

  • Passo 4. Probabilidade final

Para encontrar a probabilidade da criança nascer do tipo sanguíneo A e sem polidactilia, basta multiplicar as probabilidades individuais. Então, temos:

\frac{3}{4} * \frac{1}{4} =  \frac{3}{16}

Saiba mais sobre heredogramas em: brainly.com.br/tarefa/44908749

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes