(MACK-SP) O célebre físico irlandês WilliamThomsom, que ficou mundialmente conhecido pelotítulo de lorde Kelvin, entre tantos trabalhos que desenvolveu“criou” a escala termométrica absoluta.Essa escala, conhecida por escala Kelvin, conseqüentementenão admite valores negativos, e, para tanto,estabeleceu como zero o estado de repouso molecular.Conceitualmente sua colocação é consistente, pois atemperatura de um corpo se refere à medida:a) da quantidade de movimento das moléculas docorpob) da quantidade de calor do corpoc) da energia térmica associada ao corpod) da energia cinética das moléculas do corpoe) do grau de agitação das moléculas do corpo
Soluções para a tarefa
e) do grau de agitação das moléculas do corpo.
A temperatura de um corpo está associada ao grau de agitação das moléculas do mesmo.
Quanto maior for a temperatura de um corpo, maior será o grau de agitação das moléculas que o constituem.
Quanto menor for a temperatura de um corpo, menor será o grau de agitação das moléculas que o constituem.
O zero absoluto (-273 °C) equivale à temperatura em que a agitação das moléculas de um corpo seria igual a zero.
A temperatura pode ser medida por meio de escalas termométricas.
O conceito de calor não deve ser confundido com o conceito de temperatura. O Calor constitui-se na energia térmica que passa de um corpo para outro devido à diferença de temperatura.
Essa passagem de energia térmica de um corpo para o outro sempre ocorre do corpo com maior temperatura para o de menor temperatura. E ela se dá até que o equilíbrio térmico seja alcançado.
O Equilíbrio Térmico ou equilíbrio termodinâmico estabelece que quando dois corpos, de temperaturas diferentes e isolados termicamente, são colocados em contato, ocorre a transferência de calor até que os dois atinjam a mesma temperatura.